Buscar no Cruzeiro

Buscar

Festa de São Miguel Arcanjo tem de música a passarinhada e pesca

30 de Março de 2019 às 03:52

Marinaldo Cruz Filho

Praça da Matriz de São Miguel Arcanjo São Miguel Arcanjo comemora 130 anos de emancipação (REPRODUÇÃO)

De música a futebol; de observação de pássaros a corrida e torneio de pesca. É com um mix de eventos para agradar a todos os gostos que o Município de São Miguel Arcanjo, a Capital da Uva Itália, comemora os seus 130 anos de emancipação política. A celebração histórica é na segunda-feira (1° de abril), mas a festa, como sempre, começa a rolar bem antes.

No sábado e no domingo (30 e 31 de março), a Praça de Eventos Toamitse Iwassaki recebe três shows musicais, sempre a partir das 21h. Os demais eventos acontecem durante os três dias, em vários espaços da cidade. A Prefeitura e a comissão organizadora dos festejos ressaltam que a programação tem entrada gratuita e estendem o convite aos moradores de toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Passarinhada

A programação especial em comemoração aos 130 anos de São Miguel Arcanjo começa neste sábado (30), com o lançamento do Bosque das Aves. A partir das 7h, ornitólogo e todas as pessoas que apreciam a natureza podem participar da Observação de Aves nas margens da Lagoa do Guape, bem no centro da cidade. O mais novo atrativo são-miguelense possui placas com informações sobre as espécies presentes no local. Os visitantes também recebem um folder confeccionado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Instituto Manacá.

Torneio de pesca

No domingo (31), será a vez dos pescadores demonstrarem suas habilidades. Das 7h às 15h, na Lagoa do Guapé, acontece mais uma edição do tradicional Torneio de Pesca. Neste ano, há premiação para os cinco concorrentes que fisgarem mais peixes. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas na Casa de Pesca do Gordo (Rua Governador Pedro de Toledo, 477). A promoção é do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Centro de Integração Social Curumim.

Dupla sertaneja Newton e Willian Dupla sertaneja Newton e Willian faz o primeiro show,no sábado (30) (REPRODUÇÃO)

Música eclética

As atrações musicais da festa de aniversário de São Miguel acontecem na Praça de Eventos Toamitse Iwassaki e contemplam vários estilos. A abertura, neste sábado (30), às 21h, tem o embalo do sertanejo universitário da dupla piedadense Newton e Willian. A partir de meia-noite, que assume o palco e Fernando Nash, com seu repertório romântico.

Fernando Nash Cantor Fernando Nash encerra a programação musical de sábado (20) (REPRODUÇÃO)

No domingo, o ritmo esquenta e que dá o tom é o Grupo Embalo de Galpão. O espetáculo da banda começa às 21h, no estilo “diferenciado e fandangueiro”, como descrevem os próprios músicos.

Grupo Embalo de Galpão Grupo Embalo de Galpão é a atração musical de domingo (31) (REPRODUÇÃO)

Futebol e corrida

Além da pescaria, na Lagoa do Guapé, o domingo está reservado para outras competições esportivas. Às 8h, tem início a Corrida de Rua Aniversário da Cidade, outro evento tradicional nas festividades comemorativas ao aniversário da cidade. A largada será na Praça da Matriz. Está prevista a participação de centenas de atletas de toda a RMS e também de outras regiões.

A partir das 13h, no Estádio Municipal Nestor Fogaça, o futebol comanda a festa. Na abertura, o confronto é entre as equipes masters de São Miguel e Pilar do Sul. Na sequência, a seleção veterana da cidade desafia os multicampeões do Santos Futebol Clube.

Civismo e lazer

Na segunda-feira (1° de abril), feriado municipal, as comemorações começam às 9h, com o Desfile Cívico. Neste ano, o evento acontece na Avenida Antônio Querino Muzzim, em frente à Lagoa do Guapé. Além da participação das escolas e de entidades do município, o evento conta também com a participação da Banda Marcial do Município.

O encerramento das festividades acontece em volta da Lagoa do Guapé, a partir das 13h, na Tarde Lazer. A programação inclui jogo, oficinas e brincadeiras, entre outras atividades para a família inteira.

Programação de aniversário de São Miguel Arcanjo Programação de aniversário de São Miguel Arcanjo tem opção para todos os gostos (REPRODUÇÃO)

SERVIÇO - O Município de São Miguel Arcanjo está localizado no sudoeste da Região Metropolitana de Sorocaba. Fica a 40 quilômetros de Itapetininga, 80 quilômetros de Sorocaba, 100 quilômetros de Ibiúna e a 129 quilômetros de Tietê. Mais informações sobre a programação de aniversário podem ser obtidas pelo telefone (15) 3279-8014 e no site da Prefeitura Municipal.

Galeria

Confira a galeria de fotos