Buscar no Cruzeiro

Buscar

Festa das Cerejeiras acontece neste fim de semana em Piedade e São Roque

05 de Julho de 2019 às 13:45

Marinaldo Cruz Filho

A milenar Festa da Cerejeira revive tradições japonesas em Piedade e São Roque A milenar Festa da Cerejeira revive tradições japonesas em Piedade e São Roque (REPRODUÇÃO)

 

Evento de grande simbologia para as comunidades japonesas espalhadas pelo mundo inteiro, o Sakura Matsuri – tradicional Festa das Cerejeiras – é celebrado também em Piedade e São Roque, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) a partir deste fim de semana. Por conta de sua beleza, delicadeza e efemeridade, a florada das cerejeiras é cercada de lendas, sendo frequentemente associada ao amor, à beleza, à renovação e à esperança. Em cada cidade o evento agrega características próprias.

Em Piedade, festa mistura tradições japonesas, como taiko, com ritmos brasileiros Em Piedade, festa mistura tradições japonesas, como taiko, com ritmos brasileiros (REPRODUÇÃO)

 

Piedade faz mistura cultural

Em Piedade (30 quilômetros de Sorocaba), a Festa das Cerejeiras chega às sua 13ª edição neste sábado e domingo (dias 6 e 7) agregando elementos da cultura local à tradição do evento japonês. Durante os dois dias da celebração, a população aprecia o cenário tingido pelos tons de rosa da florada de centenas de cerejeiras que emolduram as avenidas marginais do rio Pirapora, ao mesmo tempo em que degustam iguarias típicas das cozinhas japonesa e caipira. Da mesma forma, as atrações culturais variam do taiko ao samba, artes marciais, danças típicas e feira de artesanato.

Neste ano, a Festa das Cerejeiras de Piedade acontece na Praça de Eventos - ao lado da Rodoviária - das 10h às 22h. A entrada é gratuita.

Confira a programação

• Sábado (6)

- 11h00 – Apresentação de taiko do grupo Hakuryu Daiko

- 13h00 - Performance da academia Tia Gabi Dança e Cia.

- 14h00 - Apresentação dos alunos de karatê shinkyokushin da Arena Fight

- 16h00 - Espetáculo do Studio Crazy Dance

- 18h00 – Show do Studio de Dança Veronica Pire

- 18h30 - #Cia Requebra

- 19h30 – Show da Banda Harmonia

• Domingo (7)

- 10h00 – Exibição do Gingai Capoeira

- 12h30 - Revolution Dance da Arena Fight,

-15h00 - Studio Crazy Dance

-17h00 - #Cia Requebra

-18h00- Encerramento com apresentação do grupo Voz do Marro.

Serviço - Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3344-2843, no site da Prefeitura de Piedade e na página do Facebook.

Piedade fica no sul da Região Metropolitana de Sorocaba, a 30 quilômetros de Sorocaba, a 75 quilômetros de Itu e a 100 quilômetros de Itapetininga.

Em São Roque, festa acontece no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku Em São Roque, festa acontece no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku (REPRODUÇÃO)

 

São Roque festeja pela 24ª vez

Na Estância Turística de São Roque, onde Fest das Cerejeiras se repete pelo 24º ano consecutivo, o evento acontece em dois finais de semana (6, 7, 13 e 14 de julho), das 10h às 17h. O local é o Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, na Estrada do Carmo, 801, próximo às divisas com Ibiúna e Vargem Grane Paulista (55 quilômetros de Sorocaba). A entrada é pelo quilômetro 48 da rodovia Bunjiro Nakao.

O Kokushikan Daigaku, por si só, já vale o passeio. O local possui lago, trilhas e 400 pés de três espécies de cerejeiras. Como o evento coincide com a florada de todas as variedades dessa árvore no Brasil, o visitante se encanta com o rosa forte das okinawas (de cor rosa forte), o rosa claro das miúdas himalaias e as diferenciadas yukiwaris, também claras, porém maiores .

Pratos da cozinha japonesa são atrações da Festa das Cerejeiras Pratos da cozinha japonesa são atrações da Festa das Cerejeiras (REPRODUÇÃO)

 

A programação também inclui shows e atividades culturais gratuitas além da praça de alimentação recheada de delícias da culinária japonesa. O preparo dos alimentos e a comercialização são feitas por entidades assistenciais de São Roque.

Outra atração da Festa das Cerejeiras são-roquense são os bazaristas. Como nos milenares bazares orientais, agricultores da região montam barracas e colocam à venda suas produções de verduras, flores e hortaliças.

Programação da Festa das Cerejeiras tem lazer para a família inteira Programação da Festa das Cerejeiras tem lazer para a família inteira (REPRODUÇÃO)

 

Serviço - A entrada é gratuita e o acesso de veículos ao centro esportivo custa R$ 30. Os participantes concorrem ao sorteio de uma TV. Os organizadores alertam sobre a proibição de animais de estimação no recinto da festa.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4717-1435 e no site do Kokushikan Daigaku.

O Município de São Roque está localizado no Leste da Região Metropolitana de Sorocaba. Fica a 40 quilômetros de Sorocaba, a 50 quilômetros de Araçoiaba da Serra e a 54 quilômetros de Itu.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana e na página Sorocaba de Todos

Galeria

Confira a galeria de fotos