Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exposição em Itu conta vida e obra do artista Pery Guarany Blackman

06 de Fevereiro de 2019 às 22:22

Marinaldo Cruz

Pery Guarany Bleckman Exposição no Plaza Itu reúne obras de Pery e de seu pai (REPRODUÇÃO)

Crítica, contemplativa, instigante e bem humorada. Essas são apenas algumas das multifacetas das artes plásticas presentes na exposição “Professor de artes: Pery Guarany Blackman – vida e obra”. A mostra pode ser conferida no Plaza Shopping Itu durante o mês de fevereiro, das 10h às 22h. A entrada é gratuita e livre para todas as idades.

Ituano de berço, Pery (1900 - 1975) herdou a sensibilidade artística do pai, o italiano e também pintor Demétrio Blackman. No entanto, soube acrescentar personalidade ao dom natural, o que lhe permitiu transpor para as telas e outros materiais – incluindo simples folhas de papel – uma interpretação única do mundo que o cercava. Reconhecido como um dos artistas mais fecundos e criativos da região durante o século 20, ele produziu centenas de pinturas, aquarelas e desenhos. A maior parte das obras de Pery retrata o cotidiano, as paisagens históricas e os personagens de sua terra natal.

A exposição no Plaza Itu reúne uma pequena parte do trabalho que Pery desenvolveu desde criança, ao longo de uma carreira de quase sete décadas. São retratos, marinhas e naturezas-mortas provenientes dos acervos da família Blackman, do Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu (Mahmi) Sinésio de Sampaio Góes e da Escola Estadual Professor Pery Guarany Blackman. O projeto e a realização do evento são resultado de iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Itu.

Plaza Itu Natureza-morta é um dos destaques da exposição de Pery no Plaza (REPRODUÇÃO)

Pai e filho na mesma exposição

Com curadoria dos doutores Emerson Ribeiro Castilho e Anicleide Zequini, a exposição “Professor de artes: Pery Guarany Blackman – vida e obra” apresenta, pelo menos, dois diferenciais na comparação com as mostras anteriores das obras pintor ituano. Além de apresentar os resultados de recentes pesquisas acerca da vida e trabalho de Pery, abre espaço para as pinturas do pai dele, o imigrante italiano Demétrio Blackman.

Contemporâneo de José Ferraz de Almeida Júnior (1850 – 1899) e formado no Real Instituto de Belas Artes de Nápoles, Demétrio foi professor no Liceu Sagrado Coração de Jesus, na Capital Paulista, até se mudar para Itu. Nesta cidade, lecionou em diversas escolas, incluindo o tradicional Grupo Escolar Dr. Cesário Motta Júnior.

Pery Blackman Pery também retratou paisagens históricas e dia-a-dia de ituanos (REPRODUÇÃO)

Vida entrelaçada com a arte

Pery nasceu em Itu, em 29 de março de 1900. O pai, como já foi dito, era o artista italiano Demétrio Ligotti Blackman. A mãe, a não menos criativa Carolina Vaccari Blackman. Fez curso Primário – atual primeiro ciclo do Ensino Fundamental – no Grupo Escolar Cesário Mota, em Itu. Formou-se nos cursos técnicos do Liceu de Artes o Ofícios (1918) e na Scuola di Disegno, Pittura e Plástica Michelangelo Buonarroti (1919), ambas na capital do estado.

Os estudos artísticos de desenho e pintura, no entanto, começaram em casa, com o pai, antes mesmo de dominar a escrita e a leitura. As primeiras exposições de seus trabalhos ocorreram quando o jovem artista ainda não havia completado 12 anos de idade. A precocidade do garoto chamou a atenção da imprensa. O Correio Paulistano de 15 de outubro de 1912, por exemplo, publicou ampla reportagem sobre uma mostra individual realizada na cidade de São Paulo. A manchete dava uma medida do entusiasmo provocado: “Uma Criança Genial”.

Pery Blackman Retratos também fazem parte do acervo do artista ituano (REPRODUÇÃO)

A fama de restaurador também veio cedo. Aos 18 anos, já trabalhava na recuperação das obras de Jesuíno do Monte Carmello na Igreja do Carmo,em Itu. Esse trabalho em particular valeu ao jovem o reconhecimento do escritor modernista Mário de Andrade.

Já a longa carreira como professor teve início em 1916, no Seminário Nossa Senhora do Carmo, onde ministrou aulas de desenho durante quatro décadas.Também atuou no Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, no Instituto Borges de Artes e Ofícios e no Ginásio Estadual Regente Feijó.

Após a aposentadoria no magistério, prosseguiu a carreira artística até seu último suspiro, em 4 de junho de 1975. Deixou imenso acervo de telas a óleo e aquarelas a pastel e guache, além de uma coleção de caricaturas. Entre as homenagens póstumas está a denominação de uma escola estadual de Itu.

Pery Bleckman Caricaturas mostram o lado crítico da obra de Pery Bleckman (REPRODUÇÃO)

Crítico sagaz da sociedade

Embora não seja o foco da exposição em cartaz no Plaza Itu, as caricaturas formam parte importante do acervo de Pery Guarany Bleckman. Com dezenas de personagens, essas obras eram pintadas sobre papel, a partir das técnicas do grafite, aquarela, nanquim e bistre. A coleção constitui um importante registro iconográfico documental dos moradores da cidade de Itu na primeira metade do século 20.

Os ituanos retratados faziam parte do cotidiano do município, incluindo fazendeiros, comerciantes, políticos, jornalistas, profissionais liberais, músicos e até o tradicionais fogueteiros e personagens folclóricos, a exemplo dos populares Mandu, Zé Pum, Ignácio Sapo e Parafuso.

Caricaturas de Pery Pery retrata de políticos e profissionais liberais a personagens folclóricos (REPRODUÇÃO)

SERVIÇO – Inaugurada no dia primeiro de fevereiro, a exposição “Professor de artes: Pery Guarany Blackman – vida e obra” fica aberta ao público diariamente, no Box 22 do Plaza Shopping Itu, das 10h às 22h. O Shopping está localizado na Avenida Doutor Ermelindo Maffei, 1.199, no Jardim Paraíso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4013-3813. e nos sites da Prefeitura e do Shopping Plaza Itu.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos