Buscar no Cruzeiro

Buscar

Confira as opções de lazer do fim de semana nas cidades da região

10 de Novembro de 2018 às 16:53

O fim de semana promete ser muito agitado em Toda a Região Metropolitana de Sorocaba. Diversas cidades oferecem programas culturais gratuitos, com destaque para shows musicais, espetáculos teatrais e de dança, além de festas temáticas e até um festival de pipas. Escolha e leve a família para se divertir.

Noite Italiana Noite Italiana reúne o melhor da gastronomia e da música do "páis da bota" (DIVULGAÇÃO)

Ibiúna

Noite Italiana combina gastronomia e música

As delícias da cozinha mais farta do mundo são as atrações principais da 32ª Noite Italiana de Ibiúna, agendada para este sábado (10). O tradicional evento em prol do Lar de Idosos da Casa de Santa Rita, que acontece a partir das 19h, no Centro Cultural Esportivo de Ibiúna (CCEI), também tem seu lado musical, com um espetáculo ao vivo.

O cardápio, como sempre, é recheado de quitutes irresistíveis, incluindo rondelli, espaguete a moda do chefe, filé mignon ao molho madeira, frango recheado, saladas diversificadas, além dos deliciosos patês acompanhados de pão italiano.

Ary Sanches Ary Sanches e Banda anima o jantar dançante em Ibiúna (DIVULGTAÇÃO)

Parte indispensável da Noite Italiana, o show musical neste ano está por conta do conhecido intérprete paulistano Ary Sanches. Acompanhado de banda, o artista apresenta uma seleção de sucessos antigos – não faltando boleros românticos e a popular Tarantella –, assim com hits mais recentes no “país da bota”. A proposta é agradar aos públicos de todas as idades e colocar todo mundo para dançar.

Serviço – Os convites antecipados custam R$ 80,00 por pessoa. Na portaria do clube, o ingresso será vendido a R$ 90,00.

O CCEI – antiga ADI – está localizado na Rua Júlio Gabriel Vieira, 122, no bairro Rio de Una. Mais informações ser obtidas pelo telefone (15) 3241-1109.

 

Mundo dos Musicais Espetáculo no CEU Jardim Vitória retrata os grandes musicais da Brodway (DIVULGAÇÃO)

Itu

CEU do Jardim Vitória tem dança, fotografia e leitura

Em Itu, prossegue a programação gratuita que o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Jardim Vitória programou para os finais de semana de novembro. Neste sábado (10), das 9h às 11h, fotógrafos profissionais ensinam as técnicas e dão dicas sobre a arte.

A partir das 16h, o grupo Yara Produções Artísticas apresenta “Mundo dos Musicais”, um espetáculo de dança que reúne diversos musicais de sucesso da Brodway. As coreografias são da bailarina e professora de dança Iara Fioravanti.

No domingo (11), o período da manhã (das 9h às 11h) é reservado a aulas de dança. Dessa vez, o estilo abordado é o Street Dance. A programação da tarde começa às 15h, com o Projeto de Incentivo à Leitura “Cantos e Contos”.

Serviço – O CEU Jardim Vitória está localizado na Rua Treze de outubro, s/nº, em Itu, próximo para Sorocaba pela SP-79.

Confira os demais eventos programados para o CEU Jardim Vitória nos próximos posts da Agenda Metropolitana.

 

Fstival de Teatro de São Roque apresenta 17 peças produzidas por estudantes (DIVULGAÇÃO)

São Roque

Festival Vasco Barioni prossegue até domingo

Quem quer saber como será o teatro do futuro ou conhecer os novos talentos da região não pode perder os dois últimos dias do 9° Festival de Teatro Estudantil Vasco Barioni, realizado em Itu, no Centro Cultural Brasital (Cect). Aberto na quarta-feira (7), o evento reúne 17 peças montadas por grupos estudantis de várias cidades.

Três espetáculos acontecem neste sábado (10): às 15h, o grupo Teatro Jovem, de São Roque, encena a peça “Retalhos”; em seguida, será a vez da Escola Municipal Livre de Teatro de Itapevi vai ao palco com o enredo “Na minha escuridão há poesia”. De acordo com a organização do festival, o tema proposto pelos estudantes itapevienses é indicado para maiores de 14 anos.

Outros três trabalhos encerram a mostra no domingo (11). O grupo Oficina Cia Entre Elas encena “Mímica”, a partir das 9h. O cartaz das 14h30 é a montagem “Perdida no jogo do amor”, do Grupo Neca (Núcleo de Estudos em Comédia Del’Arte). A peça que marca o encerramento do festival é “Cheiro de jabuticaba”, encenada às 19h30, pelo Coletivo Entre Nós.

Serviço – O Cect está localizado na Avenida Araçaí, 250, no Centro de São Roque.

Três exposições desvendam mistérios do mundo

Outras opções de lazer em São Roque são três exposições que têm em comum os temas voltados a ajudar a entender melhor o mundo atual.

• “Da Cultura de Violência para a Cultura de Paz – Transformando o espírito humano” (na Brasital, até 17 de novembro) tem como foco encontrar o caminho para uma paz perene a partir do caos da violência. A amostra foi idealizada pela Soka Gakkai International (SGI), uma organização não governamental (ONG) filiada às Nações Unidas que visa à promoção de valores como paz e respeito humano. Estreou em Nova York, em 2007, e desde então percorreu 250 cidades em todo o mundo.

Segundo os organizadores, o objetivo é causar reflexões sobre as ligações existentes entre as questões das armas nucleares e a segurança humana, colocando no centro desta discussão a abolição nuclear para a construção de uma cultura de paz.

• Na Biblioteca Municipal Arthur Riedel, o público confere até quinta-feira (16), a mostra Ecobarro, que reúne pinturas de Rômulo Pedroso. Perceu Pezzotta, organizador do evento, diz que o objetivo de é apresentar alternativas para a reciclagem de papel. Ele explica que o ecobarro é um produto sustentável e ecológico composto de barro, cimento e papel de reuso.

A técnica transforma revistas, jornais, cadernos usados, etc., em utilitários artísticos também conhecidos como arte funcional. Quanto ao estilo o executor do trabalho o denomina de rústico ao extremo ou rústico primitivo. O mesmo pode ser dito sobre a técnica empregada que dispensa ferramentas sofisticadas.

• “Darcy Penteado e as crianças” também pode ser vista na Biblioteca Municipal Arthur Riedel até 16 de novembro. São obras do artista plástico são-roquense que remetem à infância, retratando brinquedos, crianças e diversões.

A mostra foi elaborada com o propósito de que crianças, pais e professores direcionem seus olhares para outros ângulos, outros momentos de uma obra de arte, deixando que a imaginação flua em ritmo lúdico, por meio das formas e das cores, viabilizando assim uma construção prazerosa do conhecimento.

“Ecobarro” e “Darcy Penteado e as crianças” ficam abertas ao público de segunda a sextas-feiras, das 8h às 17h. A Biblioteca Municipal Arthur Riedel está localizada na Avenida Araçaí, 250, no Centro de São Roque;

 

Evento para crianças de todas as idades movimenta Alambari neste sábado (DIVULGAÇÃO)

Alambari

Campeonato de Pipas reúne crianças de todas as idades

Em Alambari, a programação deste sábado (10) é livre para crianças de todas as idades e marca uma volta no tempo, literalmente. É o Campeonato de Pipas Cidade Natureza, promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude. O palco do evento é o Campo de Futebol do Bairro Tatetu.

O período da manhã, a partir das 8h, està reservado às oficinas de montagem de pipas. A emoção fica reservada para a tarde, quando acontecem o festival, o campeonato e a premiação por categorias.

As inscrições são feitas no local das atividades. Não é necessário levar material ou pipas, pois a oficina e os materiais serão oferecidos gratuitamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3274-1616.

 

Recital da soprano Merlise Sousa é uma das atrações em Tatuí (DIVULGAÇÃO)

Tatuí

Conservatório promove recitais de canto lírico e trompete

Alunos formandos do Conservatório de Tatuí fazem dois recitais gratuitos neste fim de semana. No sábado (10), a soprano Merlise Sousa apresenta um Recital de Canto Lírico às 19 horas. No domingo (11), às 11 horas, é a vez do trompetista Pablo Marques brindar o público com um repertório de MPB e jazz. As apresentações acontecem no Salão Villa-Lobos, com entrada gratuita.

O Recital de Canto Lírico traz canções e árias de óperas dos séculos 18 e 19, nos idiomas italiano e inglês. “As árias foram selecionadas de óperas como ‘Paride ed Elena’ (Christoph Willibald von Gluck), passando por Wolfgang Amadeus Mozart em ‘Le nozze di Figaro’ (As Bodas de Fígaro), chegando a Gioachino Rossini com ‘Il Barbiere di Siviglia’() barbeiro de Sevilha), estas últimas reconhecidas pelo estilo buffo de suas personagens, populares até hoje”, comenta a professora Marilane Bousquet.

O programa estende-se ao século 19, no idioma inglês da ópera “Martha”, do compositor alemão Friedrich Flotow, a melodia tradicional irlandesa “The Last Rose of Summer”, com texto de Thomas Moore. Também traz quatro das “English Canzonettas” do compositor austríaco Franz Joseph Haydn, século 18.

Merlise será acompanhada por Brenda Oliveira (harpa) e Dayane Rodrigues (piano).

Pablo Marques, por sua vez, interpretará “Brake’s sake” (Thelonious Monk), “Boi de carroça” (Felipe Silveiras), “Jongo” (Fábio Leal), “Bossa pra mim” (Pablo Marques), “On my way home” (Maurice Brown), “Catavento girassol” (Guinga), “Jhonny Alf” (Paulo Malheiros) e “When you wish upon a star” (Leigh Harline).

Pablo toca ao lado dos músicos convidados Felipe Brisola, Fabio Leal, Léo Ferrarine e Everton Barba, músicos convidados. O receitam também tem a participação dos alunos Aika Shimada, Arthur Rita, Igor Rebert e Rafael Bazanelo.

A Salão Villa-Lobos está localizada na Rua São Bento, 415, no centro de Tatuí. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3205-8464 e no site do Conservatório. http://www.conservatoriodetatui.org.br/

“Homo Inquisição" é o cartaz do CEU das Artes

Neste sábado (10), a Cia Teatral Madre Mio, de Sorocaba, apresenta a peça "Homo Inquisição" em Tatuí. O palco é o Centro de Artes e Esportes Unificados Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires, CEU das Artes. O espetáculo começa às 19h e tem entrada gratuita.

A peça, escrita e dirigida por Marcelo Jamal, é apresentada por alunos de um projeto social de Sorocaba. O enredo é focado nos olhares e nas atitudes de reprovação de uma parcela da sociedade que julga e reprime a sexualidade.

"Homo Inquisição" narra a história de Célia, uma mulher moderna, bem-sucedida na vida, mas que não consegue lidar com sua sexualidade. Ela tem que enfrentar seus medos internos e externos e acaba se sentindo nas mãos dos inquisidores modernos.

O espetáculo propõe reflexões para públicos variados, já que é narrada do ponto de vista desta personagem, ora como uma espécie de voz da consciência que, aos poucos, transborda ao descobrir sua própria sexualidade, ora como grito, que explode o protesto e escancara os preconceitos sofridos diariamente pela família e pela sociedade. Em "Homo Inquisição", a realidade das diferenças de gênero fica exposta ao público e mostra que, em pleno século XXI, ainda existe a bancada da inquisição, não mais ligada à igreja, e sim a sociedade.

Serviço - O espetáculo tem classificação indicativa de 16 anos. O público pode contribuir com as entidades assistenciais doando mantimentos. O CEU das Artes está situado na Rua Ana Rosa Monteiro, 475, na Vila Santa Helena. Mais informações pelo telefone (15) 3259-5340.

Feira divulga o artesanato da Capital da Música

Prossegue até domingo (11), na Praça da Matriz, a Feira de Artesanato Capital da Música. A ação turística e cultural é iniciativa da Associação dos Artesãos de Tatuí em parceria com a Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura. A visitação pública acontece das 10h às 20h

Tradicional na cidade, a Feira apresenta a criatividade do artesão tatuiense em 35 estandes que reúnem uma grande variedade de produtos. Entre os trabalhos estão bijuterias, macramê, saboaria, bordados, pinturas, renda e patchwork.

O local também possui uma praça de alimentação que oferece, além de salgados e sucos, uma variedade de doces artesanais da Terra do Doce Caseiro.

 

Dois espetáculos marcam o encerramento das atividades do Ballet Municipal em 2018 (DIVULGAÇÃO)

Cerquilho

Ballet Municipal faz duas apresentações

O Ballet Municipal de Cerquilho faz suas apresentações de encerramento do ano letivo neste fim de semana. Serão dois espetáculos (dias 10 e 11) no Teatro Municipal.

Neste sábado (10), às 19h30, acontece o espetáculo estrelado pelos alunos adultos, denominado “Cotidiano – O mundo lá fora”. Tsunami, um jovem de classe média, mora nas ruas há mais de seis anos por escolha própria. Rebelou-se contra as imposições dos pais e familiares para que estudasse direito e uma universidade pública e tivesse seu próprio escritório no centro da cidade. Sua história revela a difícil realidade de muitos moradores de rua.

No domingo (11), às 19h30, é a vez das coreografias reunidas sob o tema “Belíssimas Artes”, interpretadas pelos grupos infantis da escola. Luiza é uma garota portadora de câncer. Superprotetora, sua mãe limita todos os seus passos. No auge do desespero, ela ganha um livro que a leva a uma incrível viagem para descobrir a importância da leitura e da arte.

Os ingressos serão trocados na Estação Cultura por um quilo de alimento não perecível.

O endereço do Teatro Municipal é Rua Ângelo Luvizotto, sem número, no Centro. Mais informações: (15) 3348-2634.

 

Estudantes de Tietê levam a população a refletir sobre valores culturais (REPRODUÇÃO)

Tietê

Escola Carlina realiza evento “Africanidades”

Valorizar as raízes africanas, presentes em todas as regiões do Brasil, é a proposta da mostra denominada “Cultura Africana - Eu sou, porque nós somos!”, promovido neste sábado (10), em Tietê. O evento acontece a partir das 10 horas, na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Professora Carlina Alves de Lima, no centro da cidade.

Reunidos no projeto Africanidades, os alunos usam as artes plásticas, a música, a dança e diversas outras modalidades artísticas para chamar a atenção da sociedade para os diversos temas que precisam ser discutidos cotidianamente, porém, com mais profundidade no mês de novembro, época em que se celebra a consciência negra.

O Evento será realizado na própria escola e faz parte do projeto Africanidades que busca valorizar as raízes africanas que compõe com importância a cultura brasileira.

A Escola Professora Carlina Alves de Lima fica à Rua Presidente Kennedy, 79. Mais informações pelo telefone (15) 3282-2433.

 

Em Salto, o mar é o tema do espetáculo apresentado neste sábado e domingo (REPRODUÇÃO)

Salto

Sala Palma de Ouro recebe o festival “No Nosso Mar”

A Sala Palma de Ouro, de Salto, apresenta o festival de dança “No nosso mar”, entre os dias 10 e 11 de novembro (sábado e domingo). Organizado pela academia Construção 7, o espetáculo narra as incríveis situações que acontecem durante a festa de aniversário da charmosa Ariel. Em meio aos parabéns de praxe, um feitiço promove o encontro mágico entre princesas e seres de todos os reinos. O evento é livre para todas as idades.

No sábado (10), o espetáculo começa às 20h. No dia seguinte o início está agendado para as 18h. Os ingressos custam R$ 80,00 (inteiro) e R$ 40,00 (meia-entrada). Nas compras antecipadas, todos pagam o preço promocional de R$ 40,00.

A Sala Palma de Ouro integra o Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte e está localizada na Rua Prudente de Moraes, 580, no centro de Salto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4602-8693.

Galeria

Confira a galeria de fotos