Buscar no Cruzeiro

Buscar

Concerto apresenta obras do século 19 compostas por ituanos

18 de Maio de 2019 às 14:36

Marinaldo Cruz Filho

Concerto Histórico apresentado pelo Coral Vozes de Itu reúne obras de compositores ituanos Concerto Histórico apresentado pelo Coral Vozes de Itu reúne obras de compositores ituanos (DIVULGAÇÃO)

Neste sábado (18), a partir das 17h, o Coral Vozes de Itu apresenta gratuitamente, no Salão do Anjo da Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, o novo Concerto Histórico de Itu. É uma oportunidade para os interessados em música brasileira conhecerem as obras compostas na cidade.

Peças do século 19

Nesta apresentação do Concerto Histórico de Itu, que ocorre após a missa das 16h, o Coral Vozes apresenta duas peças completas escritas na época da chegada de madre Maria Theodora Voiron a Itu, na segunda metade do século 19: a Missa nº 5 de Tristão Mariano e o Credo nº 2 de Elias Lobo.

Enquanto Elias Lobo compôs sua música com forte feição brasileira, a singela composição local, Tristão Mariano foi influenciado pelo lirismo italiano, explorando solos de fôlego.

Obra do Padre Jesuíno

Além dessas duas obras, o Coral Vozes interpreta no Concerto Histórico de Itu uma peça histórica do padre Jesuíno do Monte Carmelo, construtor da Igreja do Patrocínio.

Concerto Histórico de Itu acontece neste sábado (18), na Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio Concerto Histórico de Itu acontece neste sábado (18), na Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio (REPRODUÇÃO)

Semana Madre Theodora

O Concerto Histórico de Itu faz parte da programação da 30ª Semana Madre Theodora. O evento é uma realização da Associação Cultural Vozes de Itu, em parceria com o Museu da Música, Instituto Cultural de Itu e Museu da Arte Sacra Padre Jesuíno do Monte Carmelo, da Secretaria Municipal de Cultura de Itu.

Berço da música paulista

Itu foi uma das cidades com maior produção musical no Estado de São Paulo. Pelo menos três orquestras funcionavam ao mesmo tempo, formadas e dirigidas por diferentes músicos. Dentre eles se destaca o grupo dirigido por Elias Álvares Lobo e por seu cunhado Tristão Mariano da Costa. Certamente as obras destes compositores foram as mais interessantes dentre as ouvidas pelas professoras francesas que acabavam de chegar a Itu para a fundação do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, sob a liderança da Madre Maria Theodora Voiron.

Serviço

A Igreja Nossa Senhora do Patrocínio fica na Praça Regente Feijó, s/nº, no Centro.

Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura Municipal.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana e na página Sorocaba de Todos

Galeria

Confira a galeria de fotos