Buscar no Cruzeiro

Buscar

Chuva adia Festival de Balões, mas região tem "Carimbó” e outras atrações

25 de Novembro de 2018 às 11:14

O mau tempo provocou o adiamento do Festival Internacional de Baloeiros, agendado para este domingo (25) em Iperó. De acordo com os organizadores, a nova data é 2 de dezembro. No entanto, apesar da chuva persistente, há muitas opções de lazer na Região Metropolitana de Sorocaba confirmadas. O espetáculo teatral e musical “Carimbó é o Bhicho!” é apresentado em Capela do Alto, Salto tem o passeio Ciclístico Pedra Azul, Tatuí promove exposições e Piedade realiza o programa “Vem pro Parque”. Confira os detalhes:

Baile da Bicharada Grupo paraense Carimbó é o Bicho apresenta espetáculo teatral e musical (DIVULGAÇÃO)

Capela do Alto recebe o Baile da Bicharada

Capela do Alto recebe neste domingo (25), às 10h, na Praça da Tribuna (em frente à escola Coronel Pedro Dias de Campo) o espetáculo infantil “Baile da Bicharada”, com o grupo paraense Carimbó é o Bicho. O evento é gratuito e promovido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), com apoio da Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Cultura.

Com repertório contagiante, divertido e interativo, o espetáculo fala sobre animais e costumes do Norte. Com a apresentação “Carimbó é o Bicho!” você pode assistir a um show musical divertido, dançante e interativo voltado ao público infantil.

A proposta é promover a participação da meninada e de seus pais, tios e avós, convidando todos a cantar e dançar com o grupo, através de um passeio musical por um dos ritmos mais contagiantes do Brasil, o carimbó do Pará.

A fauna típica da região Norte do País é o tema central das canções do repertório. Nessa festa tem macaco, peixe-boi, jacaré, borboleta e aves como maçariquinho e socó, entre outros representantes – tudo ao som do carimbó! Assim, o título “é o bicho!” ganha duplo sentido: se refere aos animais e à gíria que remonta a algo incrível, legal. O show, enfim, tem como missão principal de divertir o público!

“Carimbó é o Bicho!” é formado por Caçula Brito (voz, dança e maracas), Maiana Monteiro (voz e maracas), Afonsinho Menino (percussão), Vavá Couto (violão) e Sergio Paulo (saxofone).

Pedal Azul Passeio ciclístico faz parte da programação do Novembro Azul em Salto (DIVUGAÇÃO)

Salto se mexe no II Pedal Azul

Também neste domingo, em Salto, acontece a 2º edição do Passeio Ciclístico Pedal Azul. A concentração começa às 8h no Pavilhão das Arte (Rua Rio Branco, 871, no Centro). A saída é às 9h. O evento faz parte da campanha de conscientização “Novembro Azul” contra o câncer de próstata. A promoção é do Jornal Primeira Feira, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e apoio de Naturalis, Onco Itu, Sicredi, Team Prime e Auto Ônibus Nardelli.

O percurso de 10 km segue pelas ruas do centro da cidade, com chegada no Pavilhão das Artes. Neste local, equipe de profissionais da Saúde prestam esclarecimentos e orientam sobre a prevenção do câncer de próstata e outras enfermidades. Durante a concentração e pós-chegada, acontece sorteio de brindes.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.primeirafeira.com.br, com a entrega de 1 quilo de alimento não perecível na concentração do evento.

Karibu Mostra reúne imagens capturadas durante seis meses no Quênia (REPRODUÇÃO)

Tatuí: exposição valoriza diversidade cultural

No Museu Histórico Paulo Setúbal, de Tatuí, prossegue a exposição fotográfica "Karibu", de Pedro Saliba e Borges. Aberta na quinta-feira (22), na Sala de Exposição Temporária, a mostra faz parte das atividades do projeto "Tatuí Consciente", desenvolvido pelo Museu, com o objetivo de provocar a reflexão e novos olhares sobre a diversidade cultural. Inclui atividades culturais em prol a coletividade, em combate ao preconceito e a discriminação.

As obras trazem um novo olhar sobre o Quênia e sintetizam uma África pouco conhecida. O próprio nome da exposição já evidencia o propósito: "karibu" quer dizer "bem-vindo".

A exposição pode ser vista até o dia 20 de janeiro de 2019, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O Museu Paulo Setúbal está situado na Praça Manoel Guedes, 98, Centro. Mais informações (15) 3251-4969.

Sobre o autor - Pedro Saliba e Borges, embora paulistano de nascimento, viveu sua infância e adolescência em Tatuí. Aos 34 anos de idade, sua vida é dividida em dois momentos fundamentais, tendo como marco sua passagem pelo Quênia, um dos países africanos mais pobres, em 2007.

Ao terminar a faculdade de Fotografia no SENAC/SP embarcou para a aventura que mudaria sua vida definitivamente. Foram os seis meses mais ricos de sua jovem existência. O que seria um estágio de "Fotografia Social", acabou se transformando numa vivência em sala de aula de uma Instituição de Crianças Deficientes Físico-Mentais.

Após sua volta, Pedro refletiu sobre esse período e seu papel enquanto indivíduo transformador, e resolveu fazer Medicina por entender que "a África precisa mais de médicos do que de fotógrafos". Hoje, o fotógrafo-médico se prepara para a residência e depois dela, o mundo o espera.

Vem Pro Parque Programa tem atrações para toda a família no Parque Ecológico de Piedade (DIVULGAÇÃO)

Piedade convida para um dia no parque

Piedade promove neste domingo, das 10h às 16h, mais uma edição do projeto “Vem pro Parque”. Realizado no Parque Ecológico Collemar de Miranda Botto, o evento conta com diversas atrações para toda a família. Haverá distribuição de pipoca e algodão doce, pintura facial, doação de mudas, apresentações artísticas, atividades recreativas, feira do produtor rural e brinquedos gratuitos para as crianças.

O “Vem por Parque” é uma iniciativa da Prefeitura, promovida por meio da Diretoria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, com apoio da Diretoria de Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Social e Associação Comercial e Industrial de Piedade (ACIP).

Galeria

Confira a galeria de fotos