Sexta-feira tem 'Mulherio' de graça em Itu
Projeto Nenauá apesenta seu novo trabalho, "Mulherio", nesta sexta-feira (1º) em Itu. Crédito da foto: Reprodução/Facebook
Uma combinação da música eletrônica com diferentes nuances do autêntico batuque brasileiro. Este é o tom do espetáculo "Mulherio", que acontece na sexta-feira (1º), no CEU Jardim Vitória, em Itu. Todos os arranjos são da banda campineira Nenauá - formada por cinco mulheres - que também apresenta o show. Além disso, a entrada é gratuita.
O repertório inclui ritmos tradicionais, como jongo, samba reggae, maracá indígena, ijexá, samba, baião e rap. Além disso, transita igualmente entre o house, deep house, tecno e outras vertentes eletrônicas.
[irp posts="179579" ]
Percuteria e sonoridade
Durante a apresentação, toda a brasilidade da percuteria se entrelaça com a sonoridade de outros instrumentos. Entre eles se destacam, por exemplo, a harmonia do baixo, do violão e do violoncelo. Lado a lado, eles enriquecem os arranjos e quicam juntos aos beats eletrônicos.
O show conta também com o entrelaçamento visual em sua composição. Com projeções de videoclipes concebidos especialmente para o álbum "Mulherio", as imagens trazem representatividade feminina na dança contemporânea e tradicional.
A cineasta Kit Meneses dirigiu os videoclipes, sob a concepção de Sheila Sanches. O projeto é contemplado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo por meio do Programa de Ações Culturais (ProAc).
Ousadia transgressora
Mais do que um espetáculo musical, "Mulherio" é carregado da ousadia transgressora das cinco musicistas que compõem o projeto. Marisa Molchansky, Marina Marana, Sheila Sanches, Tatiana Ubinha e Vanessa de Franco entram num território ocupado majoritariamente por homens.
A força coletiva feminina e interseccional do “projeto Nenauá” demonstram todo o potencial feminino na cena musical. Com essência e concepção feminina, o show experimenta, igualmente, do batidão das pistas à multiplicidade rítmica brasileira.
Um trabalho estimulante foge do óbvio ao reconhecer, respeitar e acolher a diversidade. A multiplicidade fica evidente, por exemplo, na opção por várias arranjadoras ao invés de uma única. Por fim, o conceito é demonstrado, ainda, na pluralidade étnica e diversa das mulheres.
Serviço
O Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Jardim Vitória está localizado na rua Treze de Outubro, sem número, no Jardim Vitória.
Itu está localizado no nordeste da Região Metropolitana de Sorocaba. Fica a 40 quilômetros de Sorocaba, a 120 quilômetros de São Miguel Arcanjo e a 80 quilômetros de Tatuí.
Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana, assim como na página Sorocaba de Todos
Galeria
Confira a galeria de fotos