Buscar no Cruzeiro

Buscar

Autor de best sellers participa de evento em Salto

18 de Março de 2019 às 13:09

Marinaldo Cruz Filho

 

Laurentino Gomes, considerado um dos mais importantes escritores brasileiros da atualidade, é destaque da Semana Cultural Ettore Liberalesso, que acontece de 25 a 29 de março, em Salto (Região Metropolitana de Sorocaba. Realizado pela Academia Saltense de Letras (ASLe), o evento deste ano será norteado pelo tema “À luz da História”. Além do escritor, a programação ainda conta com espetáculos de música e dança, palestras da pesquisadora Anicleide Zequini e da cineasta Lílian Solá Santiago, entrevistas com autoridades e empresários da cidade, posse de dois novos acadêmicos, concurso de contos e feira de livros. A entrada é gratuita.

Ettore Liberalasso Semana presta homenagem a Ettore Liberallasso e demais historiadores saltenses (REPRODUÇÃO)

A Semana é um evento anual criado em 2017 para homenagear o escritor, jornalista e historiador saltense Ettore Liberalesso. Foi idealizada pelo professor de História Marco Ribeiro e é organizada pela ASLe, com a colaboração, neste ano, da Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio da Secretaria da Cultura, e do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp).

Conservatório Henrique Castellari Músicos e bailarinas do Conservatório de Salto se apresentam na abertura do evento  (REPRODUÇÃO)

Música e dança

A abertura da Semana Ettore Liberalasso 2019 ocorre na segunda-feira (25) às 19h30, na Biblioteca Municipal de Salto. A programação inclui uma apresentação especial de músicos e corpo de dança do Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari. Em seguida, acontece a inauguração do estande itinerante para venda de livros a preços promocionais. A biblioteca está localizada da Praça Paula S0uza, 73.

Laurentino Gomes Jornalista e escritor Laurentino Gomes é autor de best sellers (REPRODUÇÃO)

Testemunho do especialista

A palestra de Laurentino Gomes é o destaque da programação no segundo dia do evento. Ele conversará com o público sobre o tema “A contribuição da Literatura para o estudo da História”, a partir das 19h30, no Auditório Brasital, no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), localizado na Praça Antônio Vieira Tavares, 73.

Futuro de Salto

A Semana Ettore Liberalasso prossegue na quarta-feira (27), às 19h30, com o painel o “O Futuro de Salto à luz da história”. Ele também será apresentado no Auditório Brasital, no Ceunsp, e contará com a partidipação do prefeito municipal, Geraldo Garcia, do empresário Weber Dalla Vicchia – proprietário da rede Lojas Cem –, e dos professores Estevam Vanale Otero (arquiteto e urbanista, doutor em Planejamento Urbano e Regional pela USP) e Renata Segalla (arquiteta, urbanista, geógrafa e mestres em Engenharia Urbana pela UFSCar). A mediação é da jornalista Mirna Bicalho.

Anicleide Zequini Pesquisadora Anicleide Zequini conduz a segunda palestra da Semana (REPRODUÇÃO)

Pesquisa e exposição

Na quinta-feira (28), o cenário da Semana muda para a Sala Giuseppe Verdi, mas o tema continua sendo a história e suas lições para o futuro. Às 19h30, a pesquisadora e documentarista Anicleide Zequini apresenta a palestra “A História de Salto nos escritos do passado”. A palestrante é mestre em História pela Unicamp e doutora em Arqueologia Histórica pela USP.

Após a palestra, tem início a exposição em homenagem aos historiadores saltenses já falecidos Adriano Randi, Ettore Liberalasso, João Mateus Bombana, José Dias da Silva, Luiz Castellari e Valderez Antônio Bergamo da Silva.

Na mesma noite ainda acontece a premiação do Primeiro Concurso de Contos da Academia Saltense de Letras e performance com a participação de músicos e bailarinas do Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari.

Coral Vozes Afro Coral Vozes Afro encerra a programação da Semana Ettore Liberalasso (DIVULGAÇÃO)

Os negros na história

A cineasta, produtora cultural e professora Lílian Solá Santiago – mestre em Integração da América Latina pela USP – apresenta a última palestra do evento na quinta-feira (29), como o tema “A presença negra na história de Salto”. Como nos dias anteriores, o início está previsto para as 19h30.

Em seguida, a ASLe realiza a cerimônia de posse acadêmica do advogado e cronista Bernardo Jerônimo de Campos na cadeira número 30, que tem como patrono o escritor Jorge Amado.

O Coral Vozes Afro faz a apresentação de encerramento da Semana Ettore Liberalasso 2019, sob a regência do maestro Marcos de Oliveira.

Autor de best sellers

Laurentino Gomes, palestrante do dia 26, é jornalista e escritor aclamado em todo o Brasil. Ele já conquistou seis vezes o Prêmio Jabuti de Literatura, o mais tradicional prêmio literário do Brasil. Sua trilogia sobre os bastidores da história brasileira se tornaram best sellers. Em “1808”, o autor trata sobre a fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro; em “1822” aborda os meandros da Independência do Brasil e em “1889” enfoca a Proclamação da República. Ao todo, suas obras já venderam mais de 2 milhões de cópias no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Graças à repercussão de seu trabalho, o autor já foi eleito duas vezes pela revista Época como um dos cem brasileiros mais influentes do ano.

Desde 2015, o paranaense Laurentino Gomes desenvolve um novo projeto: uma série de três livros sobre o período da escravidão no País, a partir de entrevistas e pesquisas em bibliotecas e museus no Brasil e no exterior, incluindo países de três continentes – América, Europa e África – relacionados à história da escravidão no mundo. A ideia é lançar o primeiro volume ainda neste ano e concluir a trilogia até 2022.

Galeria

Confira a galeria de fotos