Buscar no Cruzeiro

Buscar

Voe pelas belezas e recantos de Araçoiaba da Serra

18 de Novembro de 2019 às 23:34

Lagos e cachoeiras estão entre as atrações mais conhecidas de Araçoiaba da Serra Lagos e cachoeiras estão entre as atrações mais conhecidas de Araçoiaba da Serra. Crédito da foto: Divulgação

 

Araçoiaba da Serra é um recanto cheio de mistérios e muita história, além de idolatrada por apreciadores do balonismo de todo o País. Localizado na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), o município está a apenas 25 quilômetros de Sorocaba e a cerca de uma hora e meia de viagem de São Paulo.

Para chegar a Araçoiaba a partir da Capital Paulista, pode-se optar, por exemplo, pela rodovia Castello Branco (SP 280) até o quilômetro 79, entrar na "Castelinho" (SP 75) e seguir mais um pouco pela rodovia Raposo Tavares (SP 270). Além disso, quem preferir, pode ir direto pela Raposo, passando, por exemplo, por Cotia, Vargem Grande Paulista, São Roque, Mairinque, Alumínio e Sorocaba.

[irp posts="166830" ]

 

Esconderijo do Sol

Araçoiaba da Serra, município de interesse turístico (MIT) desde o início de 2019, tem povoação tão antiga que os indígenas tupiniquins a chamavam de “esconderijo do Sol” ao olharem a sombra formada pelo único morro local. Ademais, com cerca de 34 mil habitantes, é um reduto para visitantes e apreciadores de trilhas, lagos e belas paisagens.

Entre as atrações locais estão as ruínas do Morro de Araçoiaba, o Lago Municipal (no Parque Balneário Joubert A. Rocha), assim como a misteriosa presença de uma provável pirâmide inca nos arredores da cidade.

A descoberta de enormes jazidas de ferro, em 1591, fez com que a região desenvolvesse uma das primeiras usinas da siderurgia brasileira a partir do século 19, graças à Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema. Surpreendentemente, esta, pertencente à mesma família proprietária das terras que deram origem ao bairro e à famosa praia carioca de Ipanema.

[irp posts="184529" ]

 

Cascatas e piscinas naturais

Há também a ocorrência de cascatas e piscinas naturais dentro dos limites da Floresta Nacional de Ipanema (Flona), situada a norte do perímetro urbano de Araçoiaba da Serra. São 5 mil hectares de florestas com trilhas, cachoeiras e lagos.

Os turistas também são agraciados com os pequenos riachos no chamado Vale das Furnas. Lá está o ribeirão do Ferro, afluente do rio Ipanema, abrangendo uma variedade de espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.

A Floresta Nacional de Ipanema ganha relevância tanto pela heterogeneidade ambiental quanto por se situar numa área de tensão ecológica, entre o Cerrado e a Mata Atlântica.

Por outro lado, a Fazenda do Zoológico de São Paulo, com 574 hectares, recebe visitas agendadas de estudantes. Lá é produzida parte dos alimentos servidos aos animais do Parque Zoológico de São Paulo e do Zoo Safari.

 

Araçoiaba oferece as condições ideais para a prática do balonismo Araçoiaba oferece as condições ideais para a prática do balonismo. Crédito da foto: Divulgação

 

Paraíso do Balonismo

Uma das atrações mais conhecidas dos praticantes de esportes é o balonismo. Afinal, graças ao clima e ao relevo da região, a modalidade encontra em Araçoiaba um lugar privilegiado.

Turistas interessados em voos panorâmicos pernoitam na rede hoteleira da cidade devido à programação dos balões, que decolam sempre muito cedo. Aliás, essa prática de levantar balões de 40 metros levou, em 2019, a 32ª edição do Campeonato Nacional de Balonismo exatamente para Araçoiaba da Serra.

Gastronomia completa atrações de Araçoiaba

A rica gastronomia local oferece grande variedade de comidas típicas do interior, servidas em restaurantes, churrascarias, lanchonetes e bares espalhados por toda a cidade.

Por fim, Araçoiaba da Serra também oferece boas opções de hospedagem, O visitante pode optar entre flats, pousadas, hotéis fazenda e hotéis urbanos.

Serviço

O Município de Araçoiaba da Serra fica no centro da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), a 25 quilômetros de Sorocaba, a 70 quilômetros de Ibiúna e de Itapetininga e a 60 quilômetros de Itu. Mais informações sobre Araçoiaba da Serra podem ser obtidas no site da Prefeitura.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana e na página Sorocaba de Todos

Comentários

Galeria

Confira a galeria de fotos