Buscar no Cruzeiro

Buscar

Araçoiaba tem fim de semana com kart, rock e muito mais diversão

02 de Novembro de 2019 às 00:19

Kartcross é apenas uma das inúmeras atrações do Grand Cross Solidário,neste fim de semana, em Araçoiaba Kartcross é apenas uma das atrações do Grand Cross Solidário, neste fim de semana, em Araçoiaba. Crédito da foto: Divulgação

 

Corrida de kart, exposição de carros antigos, rally, demonstrações de utilitários 4x4, desafio de robótica, seis bandas de rock e praça de alimentação. Estas são apenas alguma das inúmeras atrações do Grand Cross - Festival Off Road Solidário, evento que acontece neste fim de semana, no sítio Pica Paulo - bairro Barreiro -, em Araçoiaba da Serra.

O Grand Cross é o novo formato do tradicional Kartcross Solidário, que em 2018 completou 10 anos. A mudança de nome – além do conceito – deu-se em função do aumento das atrações agregadas. Assim, a divertidíssima corrida de kart é apenas uma entre as diversas opções de lazer e entretenimento que a festa oferece.

Apesar da mudança, a essência do Grand Cross continua o mesmo do Kartcross: arrecadar fundos para a Associação Natal Sem Fome (NSF). Vale lembrar que a entidade foi criada em 2003 para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social.

Conforme os organizadores, o montante arrecadado será destinado à Associação Natal Sem Fome (NSF). A entidade, por sua vez, apoia diversos projetos sociais. Por exemplo, "Somando para Multiplicar", "Juntos no Tatame" e "Atletismo na Escola". Além disso, o dinheiro servirá para continuar a construção do Instituto NSF, no bairro do Fornazari, em Votorantim.

Evento em benefício do Natal Sem Fome tem atrações para a família inteira Evento em benefício do Natal Sem Fome tem atrações para a família inteira. Crédito da foto: Divulgação

 

Dois dias de festa solidária

O Festival Off Road Solidário será realizado neste sábado e domingo (2 e 3 de novembro), a partir das 11h30, no mesmo sítio das edições anteriores do Kartcross Solidário. Porém, a expectativa agora é de público recorde, pelo menos o dobro das três mil pessoas que estiveram no Sítio Pica Paulo em 2018.

Entre as novidades está, por exemplo, a duração do evento. Antes promovido em apenas um dia, passou a ser realizado no sábado e no domingo. Conforme os organizadores, a proposta é que o público aproveite melhor as atrações. Além disso, pode-se intensificar a captação de recursos por meio da venda de produtos, ingressos e cotas de patrocínio.

De rock and roll a desafio se robôs

Outro diferencial da festa deste ano é a disposição da estrutura. Ao contrário dos anos anteriores, todos os estandes serão montados ao redor do circuito de kart. Assim, o ponto central da festa passa a ser a pista de obstáculos, formada por rampas e declives na qual andarão veículos 4x4.

Além disso, o Grand Cross contará com o palco Jack Pub, que receberá bandas com o melhor do rock and roll. Subirão ao palco, por exemplo, Catraca, Tangos, Rock Control, Akustika Lounge Rock, Silver Rocks e Fer Goya & Banda.

Quem gosta de motocross freestyle também tem espaço garantido no Grand Cross Quem gosta de motocross freestyle também tem espaço garantido no Grand Cross. Crédito da foto: Divulgação

 

Exposição de veículos utilitários multitarefas intermediário (UTV), como, por exemplo, a junção de carro com um quadriciclo é outra atração. Além disso, outro destaque é o Rally Solidário NSF – um rally de regularidade com veículos 4x4. De acordo com a programação, o público terá passeios em veículo 4x4 e a tradicional corrida de kart.

Igualmente, os visitantes poderá se divertir com o motocross freestyle, desafio de robótica da Viamaker Education e exposição de carros antigos. Por fim, ainda haverá feira de veículos, exposição e venda de peças e acessórios, espaço kids, foodtrucks e praça de alimentação.

Rally Solidário Natal Sem Fome (NSF) premia os três primeiros classificados e cada categoria Rally Solidário Natal Sem Fome (NSF) premia os três primeiros classificados e cada categoria. Crédito da foto: Divulgação

 

Rally Solidário Natal Sem Fome

O 2º Rally Solidário NSF será realizado no sábado (2), primeiro dia do evento. Conforme o programa, a largada será às 9h30, do sítio Pica Paulo, em Araçoiaba da Serra. Um dia antes, porém, na sexta-feira (1º), os participantes do rally receberão kit com camiseta e adesivos para o carro. Além disso, receberão também um briefing da prova, com planilha de navegação, roteiro e regras.

Iniciantes no rally poderão participar, ainda, de um workshop sobre provas off-road e leitura da planilha de navegação. Podem participar do 2º Rally Solidário NSF competidores com qualquer veículo 4x4 em condições originais. O percurso sairá de Araçoiaba da Serra e passará por Iperó e Boituva. Por volta das 13h30, os participantes devem estar de volta ao recinto da festa. No total, serão percorridos cerca de 120 quilômetros.

Três subcategorias

A prova envolve três subcategorias: Graduados, com pilotos e navegadores mais experientes e equipados; Turismo, voltada a pilotos e navegadores com grau de experiência intermediária; e Light, para iniciantes na modalidade.

Trata-se de um rally de regularidade, no qual se sai melhor quem sabe administrar o tempo, as dificuldades do trajeto e o veículo. O participante receberá uma planilha de bordo que norteará a trilha a ser percorrida.

O que manda a regularidade

Mesmo sendo uma competição na qual vários veículos participam, não há disputa direta de posições. Normalmente, não ocorrem ultrapassagens durante a prova, pois todas as equipes devem manter a mesma velocidade. As equipes competem contra suas próprias capacidades de manter as médias horárias e o caminho correto.

A facilidade do trajeto, sem muitos obstáculos e acessível a diferentes pilotos, é um dos atrativos, além das belezas naturais e paisagens exuberantes que o caminho reserva. Cada categoria terá troféus para os três primeiros classificados.

Diversão e integração das famílias

“O grau de dificuldade é baixo, pois o objetivo é a diversão e integração de todos os participantes, incluindo famílias inteiras com maridos, esposas e filhos. O foco é promover um evento democrático e acessível a todos, agregando pessoas com diferentes níveis de experiência que tornarão o desafio ainda mais interessante", explica Alan Rodrigues, organizador do rally.

A competição é supervisionada pela Federação de Automobilismo de São Paulo, a FASP. Somente pessoas acima de 12 anos podem participar da prova.

Passeio de veículos UTV

Também no sábado (2), haverá um passeio de veículos utilitários multitarefas (UTV) pela região. A saída será do recinto da festa às 10h. O retorno deve acontecer por volta das 14h.

Passeio Solidário Natal Sem Fome

Já no domingo (3), segundo dia do Grand Cross, será realizado o 1º Passeio Solidário Natal Sem Fome. De acordo com o programa, a saída será às 9h30 do recinto do evento. Em seguida, percorre trechos da região de Sorocaba. Porém, os organizadores destacam que não se trata de uma disputa. Ao contrário, é um passeio que visa a diversão, além do contato com a natureza.

Assim como no rally de regularidade, o percurso do Passeio Solidário não apresenta grandes dificuldades. Por isso, pode ser feito por pessoas com diferentes graus de experiência em veículos 4x4 em condições originais.

Dois veículos da organização liderarão e cobrirão a retaguarda do comboio para que ninguém saia da rota. Entretanto, a organização do passeio dará todo o apoio em casos imprevistos. Conforme a organização, a ideia é assegurar a diversão e segurança dos participantes. “Quem nunca se aventurou em pista off-road vai se divertir muito”, garante Alan.

Serviço

O Sítio Pica Paulo - bairro Barreiro - fica no quilômetro 2 da Estrada de Araçoiabinha. O acesso é pelo quilômetro 112 da Rodovia Raposo Tavares, logo após o pedágio de Araçoiaba da Serra.

Ingressos: pulseira válida para um dia custa R$ 30; pulseira promocional válida para os dois dias, R$ 40.

Pontos de venda em Sorocaba

· Fábio Yamada - avenida Indianópolis, 122, no Jardim Paulistano

· Centro de Ortodontia Especializada de Sorocaba (Coes) - rua Antônio Soares, 194 - Jardim Paulistano

· Outback Shopping Iguatemi - avenida Gisele Constantino, 1.850, no Parque Campolim

· Happy Brew Express - rua Manoel Dom Hidalgo, 70, Jd. Iporanga

· Vendas online: site do Sympla

· Informações no Facebook e Instagram

O Município de Araçoiaba da Serra fica a 25 quilômetros de Sorocaba, a 70 quilômetros de Ibiúna e de Itapetininga e a 60 quilômetros de Itu.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na Agenda Metropolitana e na página Sorocaba de Todos

Galeria

Confira a galeria de fotos