Agenda Metropolitana

Araçoiaba, Capela, Cerquilho e Itu recebem espetáculos gratuitos do Circuito Paulista

Opções incluem shows musicais, apresentações teatrais, dança, atrações circenses e performances que resgatam tradições e folclore regional
Pavio de Candieiro
Espetáculo do Grupo Pavio de CandieIro em Itu revive folguedos tradicionais – REPRODUÇÃO

Cinco municípios da Região Metropolitana de Sorocaba fazem parte do roteiro do Circuito Cultural Paulista nas próximas semanas. De acordo com a programação divulgada pela Secretaria Estadual da Cultura, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Cerquilho e Itu receberão espetáculos gratuitos de música, teatro, dança e circo. O projeto é desenvolvido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e conta com recursos públicos. Confira a agenda e os destaques de cada evento.

Em Trânsito
Trânsito das pessoas no espaço urbano é tema de espetáculo de dança em Cerquilho – REPRODUÇÃO

Cerquilho: cotidiano inspira
dança nesta sexta-feira

• Nesta sexta-feira (17), às 20h, a Praça das Mangueiras (Mangal), no Bairro Nova Cerquilho, recebe o espetáculo gratuito Território da Dança “Em Trânsito”.

Dirigido pela dançarina e atriz Cássia Heleno, integrante da Cia. Cênica, o espetáculo tem como matéria-prima o espaço urbano e as pessoas que nele transitam. A coreografia busca retratar o movimento de um cotidiano volátil, em que passantes percorrem seus caminhos individualmente. Eventualmente, depara-se com outros sujeitos imersos em suas próprias questões, fazendo brotar movimentos impulsionados pelo encontro com o outro.

A expressão corporal surge da exteriorização das individualidades que se rearranjam a partir do contato coletivo, em que o invisível torna-se visível por meio do olhar da arte.

O espetáculo nasceu a partir das questões que incomodavam os integrantes do grupo no que diz respeito ao espaço urbano. Realizaram pesquisas em diferentes pontos da cidade, identificando esse ‘olhar cego’ que move as pessoas em seu cotidiano. Trata-se de um trabalho bastante colaborativo, em que os dançarinos têm participação direta na construção da coreografia.

A direção é de Cássia Heleno, que também assina a coreografia. O elenco conta com os bailarinos Amanda Rocha, Bianca Alves, Gabriela Bressan, Jéssica Paladino, Maicon Vijarva, Mari Bressan, Pietra Borges Rodrigues, Richard Dumont, Vinicius Fumis e Yndy Júnior. Os temas musicais são interpretados pela cantora Pietra Borges Rodrigues. O espetáculo produzido por Mari Bressan tem duração de 50 minutos e é livre para todos os públicos.

Mundo do Circo
“O mundo do circo” é outra atração do Circuito em Araçoiaba da Serra – REPRODUÇÃO

Araçoiaba da Serra recebe
o “Mundo do Circo” e teatro

Incluídos pela primeira vez na rota do Circuito Cultural Paulista, os moradores de Araçoiaba da Serra receberão dois eventos em menos de um mês. A agenda prevê uma montagem circense e uma peça teatral, ambas na Praça Coronel Almeida (Praça da Matriz).

Leia mais  Pedágio aumenta em seis praças da Região Metropolitana de Sorocaba

• No dia 24 de agosto, a partir das 20h, a consagrada Família Gelli apresenta “O Mundo do Circo”. O show reúne malabaristas, ginastas que se equilibram sobre monociclos, manipuladores de laços e chicotes e mágicos, todos interagindo com o público. As palhaçadas ficam garantidas nas hilárias intervenções do Palhaço Pimbolim.

O espetáculo tem duração aproximada de uma hora 60 minutos e é livre para todos os públicos. A equipe inteira é formada por membro da família Gelli: Adriana (laços e chicotes e malabarista); Sérgio (mágico); Sandro (equilibrista e palhaço); Francieli (assistente de palco e produção). Sandro também é responsável pela direção.

Elixir do Amor
Araçoiaba da Serra recebe bruxa-palhaça-sensitiva que conserta quase tudo – REPRODUÇÃO

 

 

• A segunda passagem do Circuito por Araçoiaba será em 15 de setembro. A partir das 17h, a atriz Priscila Jácomo encarna uma feiticeira na peça “S.O.S. Quase Tudo”. Bruxa, palhaça e sensitiva, ela recebe cartas, telefonemas e mensagens com os mais diversos pedidos de ajuda. Através de pequenos rituais, ela vai solucionando os problemas. Os trabalhos são personalizados, criados especialmente para cada pessoa e, como pessoas são bem parecidas, o que funciona especialmente para alguém, pode funcionar para outros também.

Destinado ao público a partir dos 14 anos de idade, o espetáculo tem duração aproximada de uma hora. A ficha técnica traz Priscila em parceria com Ricardo Puccetti na criação e dramaturgia. A atriz também assina o texto e ele é responsável pela direção. A trilha sonora fica a cargo de Francisco Valdivieso e a iluminação é de Eduardo Albergaria.

Leia mais  Eleições 2020: Veja os vereadores eleitos em Cerquilho
Elixir do Amor
pera “O Elixir do Amor” é outra atração do Circuito Paulista em Itu – REPRODUÇÃO

 

“Elixir do Amor” e cantigas de
roda são as opções em Itu

• O município de Itu também foi contemplado em dobro na programação do Circuito Cultural Paulista. Neste domingo (26), a partidas 16h, o grupo Pavio de Candieiro chega à Praça Padre Miguel (Matriz) com o seu Balaio de Iaiá, para apresentar o espetáculo Recortes Temáticos. O trabalho se inspira na cultura popular brasileira e recupera as antigas cantigas de roda e danças que fizeram parte do dia a dia brasileiro em passado não muito distante.

Criado em 2013, em Bauru (SP), a partir da necessidade de celebração, valorização e vivência das manifestações da cultura tradicional, Pavio de Candieiro divulga e compartilha o multiverso de danças, músicas e brincadeiras tradicionais, porém, em um constante diálogo com o contemporâneo. Os integrantes são brincantes de diferentes faixas etárias e interesses.

O mais recente trabalho do grupo, “Balaio de Iaiá”, é uma proposta de intervenção que convida o público a participar e se envolver nessa contagiante brincadeira, trocando olhares, risos, dando as mãos, cantando e dançando.

Leia mais  Caixa abre agências neste sábado para pagar auxílio emergencial

• Uma atração de diferente está programada para 1° de setembro, às 17h, no auditório do Paço Municipal (Avenida Itu 400 Anos, 111). É a ópera “O Elixir do Amor”, uma bem-humorada montagem que se passa numa pequena vila italiana. O espetáculo conta a história de Nemorino, determinado a conquistar o amor de Adine, uma rica moça. Iludido pela promissora propaganda do charlatão Dulcamara, Nemorino compra o Elixir do Amor para, assim, obter êxito em seu intento.

A direção musical é de Maria Rasetti e a direção geral de Willian Nunes. O elenco reúne três cantores líricos e um pianista. A ópera tem duração de uma hora e é adequada para todos os públicos.

Cia. Laço de Abraço
Cia Laço de Abraço encena “Minha mais que amiga árvore” em Capela do Alto – REPRODUÇÃO

Capela do Alto: corte de
mangueira gera confusão

• No dia 14 de setembro é a vez de Capela do Alto a visita do Circuito Cultural Paulista. Às 19h, na Praça da Matriz, a Cia. Laço de Abraço encena a peça “Minha Mais que Amiga Árvore”. O enredo leva o público a refletir sobre o contrate entre os interesses individuais e a necessidade de proteger a natureza.

Pato e Berê, dois amigos de escola e vizinhos, passam as tardes se divertindo sob a copa de uma linda mangueira. Porém, a vizinhança se incomoda com as raízes da árvore, seus galhos e folhas, que começam a ficar grandes demais. Então, os moradores decidem que chegou o momento de cortar a mangueira. Indignados, os amigos se organizam em protesto.

A peça tem duração de 50 minutos e é livre para todos os públicos. No elenco, Luciana Monteiro, Titze Marques, Davi Matarazzo e Ricardo Aguilar. A direção é de Chico Abreu.

Comentários