Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aldeia guarani de São Roque abre para o público no Dia do Índio

18 de Abril de 2019 às 02:40

Marinaldo Cruz Filho

Índios da Aldeia Tapiti, em São Roque, mostram cultura tupi-guarni a visitantes Índios da Aldeia Tapiti, em São Roque, mostram cultura tupi-guarni a visitantes (DIVULGAÇÃO)

Neste sábado (19), a Aldeia Tapiti, em São Roque (Região Metropolitana de Sorocaba), comemora o Dia do Índio com uma programação especial. A proposta é receber visitantes para contar um pouco da história e da cultura tupi-guarani, uma das formadoras da nação brasileira. Todas as atividades são abertas ao público.

Estão programadas competições de arco e flecha, corrida com tora e cabo de guerra. Haverá prêmios para os três primeiros colocados em cada uma das modalidades. Os visitantes poderão adquirir produtos artesanais indígenas, além de participar de danças, cantos e rodas de conversas. A aldeia ocupa uma parte da Fazenda Angolana, localizada no quilômetro cinco da Rodovia Prefeito Quintino de Lima.

Data internacional

O Dia do Índio - 19 de abril - foi criado pelo Decreto-Lei 5.540, de junho de 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas. A homenagem atendeu a uma proposição do primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México em 1940.

Visitantes conhecem artesanato, danças, músicas e jogos dos guaranis Visitantes conhecem artesanato, danças, músicas e jogos dos guaranis (DIVULGAÇÃO)

Um dia na Aldeia Tapiti

Confira a programação completa:

- 09h30 - Abertura das atividades com reza coordenada pela anciã da aldeia, seguida de palestra do cacique;

- 10h00 - Dança dos Txondaro, apresentada por membros da aldeia Ywy Pyhaú;

- 10h30 - Início das competições de esportes indígenas – corrida da tora -, com participação de visitantes;

- 11h30 - Apresentação de cânticos, danças e ervas medicinais, por grupos das aldeias Tapiti e Ywy Pyhaú;

- 13h00 - Início do torneio de arco e flecha;

- 14h00 - Apresentações de cânticos e dança por mulheres indígenas, seguida de palestra de Awa Djegwaka sobre a importância da natureza;

- 14h40 - Demonstração da luta indígena uca-uca;

- 15h00 - Desafio aos homens visitantes para a disputa de cabo de guerra;

- 15h30 - Início do torneio infantil de arco e flecha;

- 16h00 - Ritual de encerramento pela anciã da aldeia, reza de agradecimento pelo dia, palestra do cacique supremo e cânticos de despedida apresentados pelas aldeias Tapiti e Ywy Pyhaú.

Fazenda Angolana

A Fazenda Angolana é o ambiente perfeito para aqueles que desejam unir uma excelente gastronomia e ainda fazer a alegria da garotada principalmente para que toda família possam ter uma experiência diferente no ambiente rural, além de espaço livre e seguro.

O local possui restaurantes, cafeteria, zoológico, passeio de pôneis, pedalinho, tirolesa, trilha ecológica, playground, aldeia dos coelhos, piscina de bolinhas e cama elástica, entre outras atrações.

Serviço

A Fazenda Angolana integra o roteiro do vinho - Rodovia Prefeito Quintino de Lima, km 5 - e é aberta ao público de sexta-feira a domingo, das 9h às 17hs. Confira mais informações no site da fazenda.

Galeria

Confira a galeria de fotos