Cultura
Bibliotecas municipais de Sorocaba têm atrações de graça
Na Municipal, teatro lambe-lambe "Fundo do Mar"; na Infantil, fantoches

Crianças a partir de 7 anos podem conferir amanhã (16), às 14h, a mini montagem “Fundo do Mar”, com a técnica de teatro lambe-lambe, com os artistas Nas Oliveira e Luís Otávio Novaes, na Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger.
O “lambe-lambe” é uma das várias manifestações do teatro de animação contemporâneo. Dentro de uma caixa, são apresentadas peças teatrais de curta duração, por meio da manipulação de bonecos e objetos para apenas um espectador. Essa nova linguagem foi criada pelas atrizes e animadoras baianas Denise dos Santos e Ismine Lima, em 1989. O nome faz referência aos fotógrafos lambe-lambe, que trabalhavam em praças e parques de várias cidades do Brasil na primeira metade do século 20.
Promovida pela Secretaria de Cultura (Secult), “Fundo do Mar” tem apenas dois minutos e adverte sobre os perigos relacionados à cobiça humana. A iniciativa integra a programação gratuita organizada pela equipe da biblioteca, com o objetivo de oferecer, sempre às sextas-feiras, atividades diferenciadas ao público.
A apresentação é feita para uma pessoa por vez, por isso será limitada para o máximo de 20 pessoas, por ordem de chegada. A Biblioteca Municipal está localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista, e funciona das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone: (15) 3228-1955.
Oficina de fantoches
Já a outra biblioteca municipal, a Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”, oferece uma oficina gratuita de fantoches em feltro, com a artesã e professora de costura criativa, Regina Yoshie Utima. Será amanhã (16), em dois horários: pela manhã, das 9h às 12h, e à tarde, das 13h às 16h. Podem participar crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos.
Serão elaborados bonecos representativos, de livre construção, com materiais diversos, como feltros, botões, linhas, lãs, tesouras e diferentes aviamentos. Para isso, os munícipes receberão um molde básico para criar seu fantoche, de forma personalizada.
Com o intuito de resgatar a memória afetiva, ao final da confecção dos bonecos, será feita uma apresentação de teatro de fantoches, com interação do público participante da oficina.
A Secretaria de Cultura informa que as vagas são limitadas, por isso é necessário se inscrever, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-5723. A Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury está localizada na rua da Penha, 673, no Centro. (Da Redação)