Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Biblioteca municipal exibe ‘Táteis’, a partir deste sábado (18)

Obras de Ernesto Ferro trabalham com proposta sensorial e interativa

15 de Março de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Esculturas, feitas com lâminas de madeiras recortadas e esculpidas, são pensadas para serem tocadas
Esculturas, feitas com lâminas de madeiras recortadas e esculpidas, são pensadas para serem tocadas (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A exposição “Táteis: outras formas do sentir” começa amanhã (17), na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. As obras são do artista Ernesto Ferro, feitas a partir de blocos de sobreposição de lâminas de madeiras variadas, que são recortadas e esculpidas. A mostra é gratuita ficará disponível no local até o dia 3 de abril e a promoção é da Secretaria de Cultura (Secult)

“As formas não figurativas têm autonomia e adquirem topologias próprias, expressas de maneira orgânica e visceral”, explica Ernesto. A proposta da exposição possibilita, ainda, uma experiência sensorial que ultrapassa os limites do olhar, pois as esculturas foram pensadas para serem tocadas, permitindo que a forma seja absorvida também pelo tato, sendo, ainda, igualmente apreciadas por portadores de deficiências visuais.

Reunidas nesta mostra, as obras não receberão identificações individuais. A intenção é que a identidade de cada uma delas se dilua no conjunto, formando um todo. Todas são complementares umas das outras, repousando, assim, na ideia de um tempo homogêneo. Elas também se interpenetram, são transformações de um único corpo, operando como ideia de um tempo real, uma duração que não passa, mas que flui, que não é contada, mas sentida.

O artista

Ernesto Ferro é natural da cidade de São Paulo, mas residente há anos em Sorocaba, onde mantém seu ateliê. Cursou bacharelado em história na Unesp de Assis (SP), filosofia na Unesp de Marília (SP), licenciatura em história na Universidade de Sorocaba (Uniso), técnico em design pelo “Centro Paula Souza” de Sorocaba, além de ter participado de diversos cursos na área de artes visuais e realizado pesquisas na área de estética, arquitetura, geometria, filosofia, artes e história da arte. O artista já soma 24 exposições individuais e 16 exposições conjuntas, sendo selecionado em 35 salões e mostras de artes, os quais proporcionaram 22 premiações.

“Táteis: outras formas do sentir” poderá ser conferida, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 3 de abril, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3231-5723 ou (15) 3228-1955. (Da Redação com Secom Sorocaba)