Informação Livre
Bancos voltam a funcionar nesta quarta-feira (14) a partir do meio-dia
Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) não considera dias úteis, para fins de operações bancárias, os sábados, domingos e feriados
As agências bancárias reabrem hoje, Quarta-feira de Cinzas, a partir das 12h, com encerramento em horário normal de fechamento. As contas de consumo, como água, energia e telefone, e boletos com vencimento no fim de semana e nos dias 12 e 13 poderão ser pagos hoje, sem juros, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). “Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, informou a Febraban. Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) não considera dias úteis, para fins de operações bancárias, os sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval.
Reformas em escolas
O governo estadual informou que entregou 899 obras em escolas e creches nos 13 primeiros meses de gestão. Foram investidos R$ 769 milhões, considerando as obras executadas via Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), ligada à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), e as realizadas por meio de acordos com os municípios. Essas obras incluem reformas de quadras, cozinhas, refeitórios e salas de aula, além de intervenções em telhados e adequações de acessibilidade. Além das reformas nas escolas, o governo paulista também entregou 29 creches nos 13 primeiros meses da atual gestão.
Desenvolvimento sustentável
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) publicou na última segunda-feira (5), no Diário Oficial, o ato que cria o “Observatório Legislativo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável”. A intenção é acompanhar, estudar e avaliar as políticas públicas propostas e implementadas no território paulista em relação à aderência e contribuição para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), propostos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O programa de pesquisa, oficializado pela Mesa Diretora da Alesp, será desenvolvido pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP) com o apoio de instituições parceiras. O observatório funcionará por meio de Grupos de Trabalho Temáticos, organizados em função de um ou mais objetivos e constituídos pelo ILP e uma ou mais instituições ligadas aos ODSs em estudo. O primeiro grupo de trabalho já está sendo organizado no contexto do acordo de cooperação estabelecido entre a Alesp e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, sobre os temas de meio ambiente, ambiente construído e energia.
Clássicos das Ruas
O Rotary Club de Sorocaba-Norte e Opala Clube Sorocaba promovem no próximo domingo, dia 18, o “Encontro Clássicos das Ruas”, que será realizado no Instituto Maria Claro das 10h às 16h. O evento contará com carros antigos, food trucks, música ao vivo e “mercado de pulgas” e outras atrações. A entrada será 1 quilo de alimento não perecível em prol do Instituto Maria Claro. Toda a renda obtida nas edições do “Clássicos das Ruas” é destinada a projetos sociais. O Instituto Maria Claro fica na rua João Wagner Wey, 1.240, porém a entrada para o evento será pela rua Luiz Carlos Pinotti, 250, no Jardim Pagliato.