Informação Livre
Banco de Olhos de Sorocaba promove 4º mutirão do diabetes
A doença é tratável e pode surgir em qualquer etapa da vida, por isso, é necessário manter os exames de rotina em dia
O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) já está preparado para o megaevento, aberto ao público, alusivo à campanha mundial de combate ao diabetes. O 4º Mutirão BOS do Diabetes será realizado no dia 11 de novembro (sábado), das 8h até 14h.
A ação visa orientar e conscientizar a população a respeito dos riscos do diabetes, doença que, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, atinge mais de 13 milhões de brasileiros, o que representa 6,9% da população do País.
A doença é tratável e pode surgir em qualquer etapa da vida, por isso, é necessário manter os exames de rotina em dia. Dr. Arnaldo Bordon, médico oftalmologista e chefe do Departamento de Retina e Vítreo do Hospital Oftalmológico de Sorocaba, explica que a diabetes é a principal causa de perda de visão em pessoas economicamente ativas.
“O mutirão é aberto a todos. O objetivo do mutirão é avaliar os pacientes portadores da doença, com a glicemia capilar, medida da pressão arterial, exame do fundo do olho e, se necessário, outros exames aprofundados”, informa.
A iniciativa organizada pelo BOS, com parceiros, atuará na prevenção e identificação precoce da doença, das retinopatias e demais alterações nos olhos provocadas pelo diabetes e que podem levar à perda irreversível de visão.
“O mais importante é a conscientização dos cuidados do paciente que tem diabetes precisa ter com a sua saúde, em especial, a sua visão”, diz o médico. No mutirão serão feitos exames de glicemia capilar para todos os participantes.
Para as pessoas com diabetes ou aqueles que apresentarem o resultado do teste de glicemia alterado haverá avaliação de olhos; avaliação de pés; aferição de pressão arterial; avaliação nutricional; avaliação vascular; orientação e encaminhamentos.
Luto oficial
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decretou luto oficial de três dias -- entre ontem (30) e amanhã (1º) em todo o Estado de São Paulo em razão da morte de Danilo Santos Miranda, ocorrida no domingo (29). À frente do Serviço Social do Comércio, o Sesc, Miranda criou um modelo de fomento que virou referência para políticas públicas de incentivo à cultura em todo o Brasil e estimulou a profissionalização de artistas, curadores e produtores ao estabelecer um sistema transparente, com editais e comissões. Miranda se tornou um dos principais gestores culturais do País. Seu legado viverá para sempre na cultura brasileira.
Último dia
Hoje (31), é o último dia para que os usuários cadastrado no programa Nota Fiscal Paulista utilizem seus créditos para pagar, total ou parcialmente, o IPVA de 2024 do seu veículo. Outubro é o único período do ano em que os contribuintes podem utilizar seus créditos com essa finalidade. Para assegurar a redução no tributo, os motoristas inscritos no Nota Fiscal Paulista precisam incluir CPF na nota fiscal na hora da compra. Assim, dependendo do número de documentos somados ao longo do ano, a Receita Estadual concede um percentual diferente de desconto no IPVA 2024.
Homenagem
O servidor da Câmara de Sorocaba, Pedro Américo de Arruda, que faleceu em fevereiro, aos 39 anos, receberá homenagem póstuma hoje (31) no Legislativo. Por iniciativa do vereador Fernando Dini (PP), Pedro terá seu nome colocado no corredor que liga a presidência ao setor jurídico.