Atacadista
Assaí confirma abertura de duas lojas onde funcionavam as do Extra
Unidades substituem Extra Campolim e Santa Rosália e abrem cerca de mil vagas de empregos
As unidades do Extra Santa Rosália e Campolim, em Sorocaba, serão convertidas no Assaí Atacadista. A informação foi confirmada na segunda-feira (4) pela empresa. Os locais passarão por reformas e serão transformados em novas lojas no formato atacarejo, em linha com a atual geração de unidades da companhia. A previsão de reinauguração é entre este ano e 2023.
De acordo com o Atacadista, todos os colaboradores do Extra Hiper que manifestarem interesse em trabalhar no Assaí serão priorizados nos processos seletivos das novas lojas. Além disso, o acordo deve gerar emprego e renda para a região, pois, segundo a empresa, uma loja Assaí demanda 50% mais postos do que uma unidade do Extra Hiper. “Milhares de trabalhos também serão gerados com as contratações em construção civil para o processo de reforma. Em cada unidade são necessários, em média, 350 profissionais. Cada loja gera, entre diretos e indiretos, cerca de 500 novas vagas de trabalho”, ressalta a empresa.
Em todo o Brasil, 70 lojas Extra Hiper serão convertidas e o processo se dará em dois blocos: o primeiro (com até 40 unidades), em 2022, e as demais em 2023. A empresa informou também que a divisão ocorrerá nos próximos meses e, tão logo, for definida, a companhia comunicará as datas de inaugurações ao público. A meta da instituição para 2023 é de alcançar 300 lojas. Atualmente, a empresa conta com 216 unidades e já realizou a inauguração de quatro novas lojas orgânicas (quando o projeto é construído totalmente do zero) somente neste primeiro trimestre. Nos últimos cinco anos, outras 25 lojas do Extra Hiper já haviam sido convertidas em Assaí.
Lojas fechadas
O hipermercado Extra anunciou em outubro de 2021 o fechamento das mais de 100 lojas da rede espalhadas pelo País até o fim do ano passado. O comunicado foi um entendimento de negócios entre duas empresas: o GPA e o Assaí Atacadista. Na época, foi informado que 70 pontos comerciais do Extra seriam vendidos e os outros 32 fechados ou convertidos em outros formatos do grupo, como Mercado Extra e Pão de Açúcar.
Em Sorocaba, o Extra Campolim fechou as portas em 15 de dezembro do ano passado, deixando um clima de incertezas ao público e funcionários. Um dia antes do fechamento, o jornal Cruzeiro do Sul esteve no local e constatou que as prateleiras já estavam praticamente vazias. Quase um mês depois, em 12 de janeiro, foi a vez de a unidade do Jardim Santa Rosália encerrar as atividades da parte de mercado, mas a praça de alimentação e lojas instaladas no estabelecimento continuaram funcionando normalmente. Lojistas informaram que o movimento ficou fraco no local e o faturamento dos comerciantes caiu drasticamente. (Vanessa Ferranti com informações da FBS Comunicação)