Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Após reclamações, cronograma de vacinação contra Covid-19 é ampliado

Imunização será aos sábados em 12 Unidades Básicas de Saúde durante este mês

10 de Junho de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Objetivo é atender quem não pode ir durante a semana.
Objetivo é atender quem não pode ir durante a semana. (Crédito: AGÊNCIA BRASIL ARQUIVO (22/02/2022))

Após reclamações sobre a dificuldade para conseguir se imunizar contra Covid-19, a Prefeitura de Sorocaba decidiu ampliar o cronograma de imunização. A partir de amanhã (11), os sábados serão dedicados à aplicação de doses contra o coronavírus. A ação ocorre durante junho, em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e pode ser estendida para outros meses, se bem aceita pelo público.

O calendário misto de imunização, que disponibiliza vacinas contra Covid-19, gripe e sarampo, é considerado “confuso” por algumas pessoas. Segundo relatos, há casos em que, dependendo do horário, o paciente se desloca até um posto de saúde e já não encontra mais o imunizante desejado.

É o caso de S.S., que está com dificuldade em vacinar o filho durante os dias da semana. Por trabalhar em horário comercial, ela diz que é praticamente impossível levar o adolescente de 13 anos para um posto de saúde nos dias que constam no cronograma. Para conseguir imunizar o garoto, ela ou o marido teriam que sair durante o expediente, situação que poderia ser evitada se houvesse flexibilidade por parte da Secretaria Municipal da Saúde (SES).

A situação também incomoda T. J., que tomou a segunda dose da Janssen em janeiro deste ano. Ela relatou que não encontra mais informações sobre quando poderá receber a dose adicional. Com o aumento expressivo de casos registrados em maio, o medo de não estar totalmente imunizada contra a doença a atormenta.

Atualmente, os imunizantes são ofertados de forma intercalada, sendo dois dias da semana dedicados às doses contra Covid-19 e três para gripe e sarampo. As ações ocorrem em todas as UBSs da cidade, das 9h às 15h. Diferente de Votorantim, por exemplo, que aplica a vacina contra o coronavírus durante a semana toda.

A decisão de reservar os sábados para imunização contra o coronavírus ocorreu após reportagem do jornal Cruzeiro do Sul. Agora, a quantidade de dias disponibilizados para cada doença será equiparada. De acordo com a administração municipal, o intuito de ampliar a oferta de vacinação aos munícipes é de “facilitar o procedimento àqueles que não conseguem se imunizar durante a semana”.

A vacinação aos sábados ocorre das 8h às 16h, como disponibilização de todas as vacinas (Janssen, Astrazeneca, Coronavac e Pfizer). Os postos de saúde que promovem a campanha são os seguintes: Angélica; Cajuru; Éden; Escola; Maria do Carmo; Nova Esperança; Nova Sorocaba; Sabiá; Sorocaba I; Ulisses Guimarães; Vila Haro e Wanel Ville. (Wilma Antunes)