Sorocaba 369 anos
A caminho do futuro sem perder de vista a sustentabilidade
Mas nem sempre o 15 de agosto foi a data escolhida para a festa de aniversário de Sorocaba
Hoje, 15 de agosto, é hora de celebrar o aniversário de Sorocaba. Aos poucos, a cidade começa a despertar nesse feriado e fazer parte das celebrações que, mais uma vez, ocorrerão no Parque do Paço Municipal. Lá vai ter ato cívico, desfile, apresentação da Esquadrilha da Fumaça e muito mais. Diversão para todos os gostos.
Confira a Edição Especial de Aniversário - Sorocaba 369 Anos clicando neste link.
Mas nem sempre o 15 de agosto foi a data escolhida para a festa de aniversário de Sorocaba. Até 1954, a cidade comemorava no dia 3 de março, data em que a Vila de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba foi elevada a povoado. Isso em 1661. Nesse mesmo dia foi instalada a primeira legislatura da Câmara Municipal. Com a alteração, em 1954, passou-se a considerar o 15 de agosto. Foi nesse dia, em 1654, que Baltazar Fernandes fundou a cidade. Há exatos 369 anos.
De lá para cá, Sorocaba só cresceu. Pelos números divulgados pelo Censo 2022, em junho, somos agora 723.574 sorocabanos. Muitos nasceram aqui e desde sempre demonstram sua paixão pela cidade. Outros tantos adotaram Sorocaba como lar e prometem nunca mais deixar a cidade. Pelos dados atuais Sorocaba é, m população, a 12ª cidade da região Sudeste e a 27ª no Brasil.
A escolha de Sorocaba por milhares de pessoas demonstra que a cidade oferece oportunidades de trabalho e de estudo. E isso não é de hoje. Vem dos ciclos de desenvolvimento econômico que marcaram nossa história. Primeiro com os bandeirantes, que passavam por aqui a caminho do Sul e do Centro-Oeste. Depois os tropeiros, que traziam os muares do Sul para aqui comercializar. E os comerciantes que vinham de várias regiões para comprar a mercadoria exposta. Aqui aportaram também milhares de estrangeiros. Gente que veio de longe para trabalhar no Morro de Ipanema, nas diversas plantações, nas fábricas de tecelagem, nas oficinas da Sorocabana. Cidadãos do mundo que decidiram fixar residência em Sorocaba e aqui criar família. Basta um simples olhar pelos sobrenomes que dão identidade às ruas da cidade para se entender melhor a dimensão desse movimento. Alemães, suecos, espanhóis, italianos, japoneses, sírios, libaneses, judeus, as mais diversas nações contribuíram para a formação da identidade sorocabana.
Esse caldeirão multicultural, sempre em ebulição, permitiu que nos transformássemos naquilo que somos hoje, uma sociedade acolhedora e que está sempre de portas abertas para aqueles que querem aqui se instalar.
A Sorocaba provinciana não existe mais. Somos agora a sede de uma região metropolitana, um ‘hub‘ de serviços e de comércio, com uma zona industrial forte e diversificada. São essas qualidades que nos permitem estar em pleno crescimento, sem perder o principal, a qualidade de vida.
Nesse suplemento especial, que marca os 369 anos da fundação de Sorocaba, o jornal Cruzeiro do Sul procura traçar um panorama da Sorocaba de hoje e refletir sobre as ações que precisam ser feitas nas próximas décadas para garantir que a cidade permaneça no coração e na mente dos milhares de sorocabanos.
Galeria
Confira a galeria de fotos