Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aplicativos de ponto eletrônico digital ajudam a controlar a jornada em tempos de home office

Tecnologia é o que há de mais inovador na gestão de pessoas

06 de Agosto de 2021 às 16:04
Aplicativos de ponto eletrônico digital no home office
Aplicativos de ponto eletrônico digital no home office (Crédito: Pexels.com)

Desde que a pandemia da Covid-19 começou, em março de 2020, o mercado de trabalho se viu na condição de aderir ao home office. Devidamente respaldado pela CLT, o teletrabalho foi a alternativa que o empresariado encontrou para proteger a saúde do funcionário, bem como dos negócios em geral.

adesão do trabalho remoto, no entanto, trouxe algumas reticências para os departamentos de gestão de pessoas. Afinal, a flexibilidade proporcionada por essa nova modalidade de jornada não excluiria a obrigação de gerenciar as horas diariamente trabalhadas pelos funcionários. Além disso, o home office tende a facilitar horas extras além do permitido, descuidos com os intervalos interjornada e intrajornada e até mesmo a impontualidade.

Mas como fazer a gestão de jornada de forma segura, eficiente, remota e legal? Felizmente, a inovação traz o futuro para o presente, conforme você descobrirá se ler este artigo até o final.

Relógios de ponto são tecnologias ultrapassadas?

Bater ponto é a primeira e a última coisa que um funcionário faz na empresa. Até antes dos avanços da pandemia, inclusive, era bem comum as empresas instalarem um relógio de ponto instalado em uma das paredes.

Apesar de usual, essa metodologia apresenta alguns contratempos de ordem técnica. Conforme o número de colaboradores da firma, por exemplo, a hora de fazer as marcações de ponto resultava na formação de uma fila. Além disso, para fazer o fechamento da folha é preciso exportar as informações do relógio de ponto para outro software. Em outras palavras, os registros são enviados para o departamento pessoal, que cuida dos detalhes de fechamento da folha de ponto. No final do mês, o colaborador analisa e assina sua folha. Percebeu a ginástica de movimentos envolvendo gestor e funcionário?

Em pleno século XXI, na era da WEB 4.0, qual a necessidade de perder tanto tempo para fechar folhas de ponto? Não seria bem melhor aproveitar as horas do gestor em outras frentes como, por exemplo, elaborar metodologias para melhorar processos seletivos ou a comunicação interna?

Com a chegada do regime de trabalho em home office, o relógio de ponto tradicional assumiu, de vez, a sua condição de ferramenta obsoleta. Afinal, entre outras coisas, é impossível ter um equipamento devidamente instalado e fiscalizado na casa de cada colaborador. Além disso, esse tipo de tecnologia continuará sendo arcaica quando as jornadas voltarem a ser presenciais ou até mesmo híbridas.

Controle de ponto eletrônico digital: a melhor forma de gerir jornada de trabalho home-office

Os aplicativos de controle de ponto eletrônico digital são soluções ideais para a gestão de jornada durante o teletrabalho. Os benefícios proporcionados por essa tecnologia tão inovadora reverberam em vários setores. Essas vantagens facilitam o trabalho do gestor, bem como ajudam os colaboradores gerenciarem o tempo e, por consequência, serem mais produtivos.

A melhor forma de gerir jornada de trabalho home-office   - Pexels.com
A melhor forma de gerir jornada de trabalho home-office (crédito: Pexels.com)

Em primeiro lugar, é possível saber o local exato de onde foram registradas entradas, pausas e saídas, bem como solicitar a identidade do colaborador por meio de uma foto. Ademais, todas as informações sobre os registros de ponto ficam armazenadas em um sistema seguro e acessível com poucos toques. Essa metodologia elimina os gastos com bobinas de papel, pois não há a menor necessidade de imprimir comprovantes dos pontos batidos. Por fim, a utilização dos aplicativos de ponto eletrônico digital é devidamente autorizada pela Portaria 373 do Ministério do Trabalho.

Se você chegou até aqui, certamente percebeu que os aplicativos de ponto eletrônico digital oferecem um serviço ecologicamente correto, econômico, prático, seguro e respaldado por lei. Além disso, serviços como Genyo não demandam manutenções técnicas. Para melhorar tudo, o sistema funciona no computador e oferece aplicativo grátis para Android e iOS. Na prática, isso quer dizer que o seu colaborador pode bater ponto usando o próprio telefone celular.

Não é magia, mas sim tecnologia!

Galeria

Confira a galeria de fotos