A saída do técnico Renato Gaúcho do Vasco marcou uma semana de forte movimentação nos bastidores do futebol brasileiro, em meio a decisões que também atingiram o São Paulo. A terceira passagem do treinador pelo clube carioca chegou ao fim após apenas três meses, diante de um cenário de divergências internas e ajustes de rumo no departamento de futebol.
No Vasco, o acordo pela rescisão foi selado na última quinta-feira (18), encerrando um vínculo sem multa rescisória para nenhuma das partes. A curta passagem de Renato Gaúcho foi marcada por instabilidade e desgaste interno. Depois de bons resultados no início, o comandante, elenco e parte da diretoria pararam de “falar a mesma língua”.

Já no São Paulo, a crise financeira teve impacto direto na saída do executivo Rui Costa, que deixou o clube em uma decisão que custará mais de R$ 1 milhão aos cofres tricolores. O desligamento foi confirmado depois de muita pressão interna e encerra um ciclo de mais de cinco anos no departamento de futebol.
Vasco e São Paulo anunciam mudanças para o segundo semestre
O acordo prevê o pagamento integral dos salários até o fim do contrato, que iria até dezembro. Com vencimentos mensais de cerca de R$ 190 mil, o custo total da rescisão, incluindo o período final de junho, deve chegar a cerca de R$ 1,2 milhão. Vale destacar que Rui Costa vinha perdendo força dentro do clube ao longo de 2026.
A saída de Hernán Crespo e a chegada de Roger Machado foram duas decisões de Rui Costa bastante criticadas pela torcida tricolor e também por parte da diretoria. A tentativa de estabilização com Dorival Júnior, muito querido nos bastidores, também não foi suficiente para conter a pressão por mudanças na estrutura do futebol.





