BC adia mudanças no Pix para pagamentos de salários pelo Tesouro

Os pagamentos pelo Pix foram uma demanda do próprio Tesouro em função da redução dos custos operacionais

Por Cruzeiro do Sul

Inicialmente, as alterações operacionais entrariam em vigor em 1º de janeiro de 2023

O Banco Central adiou mudanças no Pix para viabilizar o pagamento de salários, aposentadorias e pensões pelo Tesouro Nacional. Inicialmente, as alterações operacionais entrariam em vigor em 1º de janeiro de 2023. Agora, vão começar a valer no dia 3 de julho do ano que vem, para que os participantes do Pix consigam ter tempo para fazer as adaptações necessárias.

“A pedido do mercado, o BC adiou para 3 de julho a vigência dessa faculdade permissão de pagamentos de salários pelo Tesouro, a fim de conceder mais tempo para que os participantes do Pix possam adaptar seus sistemas de conta-salário e de crédito”, explicou o Banco Central, em nota.

Os pagamentos pelo Pix foram uma demanda do próprio Tesouro em função da redução dos custos operacionais, segundo o BC.

Ainda conforme a autarquia, o Tesouro sempre pode realizar pagamentos por Pix, mas não estava preparado operacionalmente para isso, tanto que só começou a usar a ferramenta em setembro, quase dois anos após seu lançamento. (Estadão Conteúdo e Redação)