Quando usar móveis com rodinhas?

Por

Gaveteiros podem ser levados de um lugar para outro. Crédito da foto: Divulgação

Muitos racks já vêm de fábrica com rodízios instalados. Crédito da foto: Divulgação

Os móveis com rodinhas, também chamados rodízios, são práticos para algumas situações. São geralmente peças mais leves e que são movimentadas com frequência. A principal vantagem, claro, é sua mobilidade. Mais móveis vem recebendo esse acessório, como balcão para cozinha e pequenos armários e estantes.

A mobilidade é útil para limpeza, arrumação e também quando o móvel é exigido em diferentes cômodos da casa, como um suporte para notebook, por exemplo.

De acordo com o site Dicas de Arquitetura, existem no entanto alguns móveis em que os rodízios não são indicados, pois precisam de uma firmeza maior, como sofás e escrivaninhas. Ao se sentar, eles podem facilmente sair do lugar e até provocar quedas. Por isso, quando for preciso encostar, sentar bruscamente ou se apoiar no móvel, é melhor usar móveis fixos, ou até mesmo móveis soltos mas sem rodinhas.

Gaveteiros podem ser levados de um lugar para outro. Crédito da foto: Divulgação

Para que as rodinhas dos móveis funcionem adequadamente, é essencial que elas suportem o peso não só do móvel, mas também do que será colocado nele, conforme o site de arquitetura e decoração. Caso contrário, o móvel não só não sairá do lugar, como também as rodinhas poderão se quebrar. Desta maneira, se for para colocar muito peso, é melhor não usar rodinhas, ou então garantir que as rodinhas sejam muito resistentes.

Peças de maneira no entorno da base do móvel permitem que os rodízios fiquem camuflados. O vão até o piso deve ser no mínimo de 2 centímetros, para não raspar no chão. Pode ser em racks de TV, gaveteiros, mesa de cabeceira (criado-mudo).

Há móveis que já vêm com os rodízios instalados, mas também podem ser feitas adaptações. As rodinhas são vendidas em lojas de ferragens e materiais diversos. Geralmente são parafusados ou encaixados nas bases. Algumas camas, mais as do tipo box, vêm com rodízios em um dos lados, o que facilita mudar a posição dentro do quarto.