Posso trocar o vidro por acrílico ou policarbonato?

Por

Portas de acrílico podem ser usadas em ambientes internos. Crédito da foto: Divulgação

Coberturas de policarbonato são mais leves que as de vidro. Crédito da foto: Divulgação Ville Dc

Para as janelas e na construção civil em geral, o vidro é o material transparente mais utilizado. Policarbonato e acrílico também podem ser translúcidos quando novos, mas a tendência é de se tornarem opacos com o tempo.

Também são mais suscetíveis à abrasão e a riscos. O vidro ainda tem maior poder de isolamento e desempenho termoacústico.

[irp posts="78090" ]

 

Entre as principais vantagens do acrílico está a segurança. O material não estilhaça e pode ser usado em corrimãos e guarda-corpos. O policarbonato, o mais resistente dos três, e é colocado em janelas de avião e em sistemas de blindagem.

Para um projeto específico é preciso considerar a espessura das peças, mas considerando medidas iguais, o vidro tem maior poder de isolamento, segundo especialistas, além de sofrer menos com as intempéries do clima do que o acrílico e o policarbonato.

Para coberturas como áreas de lazer ou corredores laterais de residências, o acrílico ou o policarbonato são indicados, pois têm peso e custo menores que o vidro. Com o peso menor, a estrutura de sustentação não precisa ser tão robusta quanto para o vidro. Há facilidade para a escolha das tonalidades. O acrílico também é indicado para portas e divisórias internas.

As coberturas de policarbonato vem sendo valorizadas por arquitetos, se integrando a fachadas. Uma das preocupações, no entanto, é a ventilação por causa do calor. No verão, a cobertura pode esquentar muito se cobrir um ambiente mais fechado.

Portas de acrílico podem ser usadas em ambientes internos. Crédito da foto: Divulgação

O policarbonato, também conhecido como Lexan ou Makrolon, é um polímero feito a partir de uma reação química (fosgênio com bisfenol A) e da injeção de plástico quente em formas ou extrusão, através de um orifício para formar barras ou tubos.

O material tem maior resistência ao impacto se comparado ao acrílico e é comumente usado para blindagem. Não é comum que o policarbonato lasque, por ser produzido em folhas flexíveis. No entanto, é preciso tomar cuidado com a sua limpeza, evitando solventes fortes, conforme a empresa Siembra.

O acrílico é um tipo plástico fabricado a partir de um monômero de metacrilato de metilo em pó ou de xarope. Sua formação ocorre a partir do aquecimento em folhas ou tubos, por meio de um catalisador de polimerização. Seu nome comercial é Lucite. O acrílico é rígido e pode lascar, sendo menos resistente ao impacto. (Da Redação)