O que é e para que serve um cachepô? Eles são variados e coloridos

Por

Cores, formatos, materiais, os cachepôs podem ser muito variados. Crédito da foto: Divulgação

Exemplos como os da foto mostram a versatilidade do objeto. Crédito da foto: Divulgação

Esconde vaso, cobre vaso - a expressão francesa ‘cache pot’ tem uma tradução não-literal com o significado de algo que se usa para esconder um vaso de plantas. Trata-se de um objeto - de cerâmica, barro, madeira, vidro, plástico, etc - dentro do qual se coloca um vaso feioso, simples ou que você não quer ver exposto em sua sala; acima de sua borda aparece apenas a planta. Um belo vaso ou recipiente para armazenar outro vaso com beleza inferior. Em português, usamos ‘cachepot’, ou o abrasileirado cachepô.

Os cachepôs são objetos com inúmeras utilidades, modelos, cores e tamanhos diferentes. Servem como objetos decorativos, de uso prático, podem ser utilizados em ambientes externos ou internos.

Os cachepôs são buscados não apenas pela utilidade, mas, também, pela beleza. Crédito da foto: Divulgação

Há cachepôs de cerâmica em sua cor natural de barro, há os tradicionais de madeira, e há os cachepôs modernos que possuem um design personalizado. Não há regra quando se trata de decoração inteligente e sustentável, apenas a criatividade é o limite.

Diferente dos vasos, o cachepô não é utilizado para o plantio direto das flores ou folhas - uma das razões é não ser furado. Este item transcende a decoração, uma vez que protegendo o vaso com plantio, evita que resquícios de terra ou água acabem sujando um tapete, carpete ou até mesmo piso. Além disso, os desenhos acompanham o tipo da decoração.

A rusticidade pode ser um atributo de um cachepô. Crédito da foto: Divulgação

“Se você apenas quer algo decorativo, indico os cachepots pequenos, utilizados em mesas de centro, apoio para revistas e livros, que são encontrados em diferentes cores e formatos, podendo dar mais vida ao local”, sugere a empresária Valéria Redivo Jordão, proprietária da Toque Final Decor.

Cores, formatos, materiais, os cachepôs podem ser muito variados. Crédito da foto: Divulgação

E se o objetivo requer tanto design adequado ao ambiente quanto ornamentação com plantas e flores, o indicado são os cachepôs maiores. “Estes maiores também são encontrados em muitos formatos e cores, podem ser colocados diretamente no piso, ao lado da porta, escada, ou indicando o pé direito do local, eles agregam vida e sofisticação, ainda mais unidos às plantas”, finaliza a empresária.