Como reduzir a umidade dentro de casa?

Por

Janelas dos banheiros devem ser amplas e sempre deixadas abertas após o banho. Crédito da foto: Divulgação / Roma Arquitetura

Mofo aparece em paredes com umidade em excesso. Crédito da foto: Divulgação

Em períodos de chuva em dias seguidos, podem aparecer problemas de excesso de umidade na casa. Além de danos à pintura de paredes e a móveis de madeira, há os problemas respiratórios para os moradores.

É importante tentar manter os cômodos arejados e secos, o que é óbvio, mas há soluções e dicas que ajudam nessa tarefa de reduzir a umidade dentro de casa, como sugere a plataforma digital de arquitetura e design de interiores Homify.

Os desumidificadores são aparelhos que reduzem a umidade do ambiente e também existe a função “desumidificar” em alguns modelos de ar-condicionado. Além de ajudar com a umidade, acionar a função por algumas horas em dias chuvosos afasta o mofo.

O banheiro é um dos principais ambientes afetados pelo excesso de umidade. Geralmente, o teto fica escuro. Outro problema são os rejuntes dos azulejos, que também podem acumular fungos. A principal recomendação é ventilar o ambiente. Depois do banho, abra a janela do banheiro para sair o vapor de água, assim como a porta.

Janelas dos banheiros devem ser amplas e sempre deixadas abertas após o banho. Crédito da foto: Divulgação / Roma Arquitetura

Principalmente no verão, que é época da chuva, a umidade aparece mais em casas com má ventilação, trazendo inclusive mau cheiro. É essencial ventilar de forma adequada os ambientes, abrindo janelas quando estiver sol, e principalmente depois do banho ou de cozinhar, no caso do banheiro e cozinha.

A umidade em excesso também pode revelar problemas de má impermeabilização na fase da construção. Se marcas de mofo surgirem nas paredes, é possível limpar com esponja, água e sabão neutro, mas se ficar impregnada ou aparecerem bolhas na pintura é preciso uma intervenção mais drástica, com impermeabilização e nova pintura. Uma dica é usar texturas nas paredes, que evita, mas não impede, o aparecimento de mofo e bolor.

Muitas plantas também podem aumentar a umidade dentro da casa. Neste caso, basta reduzir o número de vasos, colocando alguns nas áreas externas, por exemplo. Um cuidado essencial é abrir portas e janelas ao menos uma vez ao dia, para renovação do ar e em momentos que não estiver chovendo.