Beliches e treliches: camas em dobro ou em triplo

Por

Há treliche adaptado, com cama adicional e retrátil, no nível do piso. Crédito da foto: Divulgação / Magazine Luiza

Móveis podem vir com acessórios: baús, gavetas, prateleiras e até escrivaninha. Crédito da foto: Divulgação / Magazine Luiza

Os beliches e treliches são úteis para quem precisa ter mais de uma cama de solteiro e dispõe de pouco espaço no quarto. Os móveis podem ainda ter vários acessórios, com baús e gavetas para guardar roupas.

Os beliches servem para duas pessoas, sejam crianças ou adultos. A maioria suporta peso total de até 150 quilos, de acordo com o site do Magazine Luiza (Magalu). Se o beliche for só para crianças, a dica é escolher os que têm barras laterais de proteção pois são mais seguros.

Além do básico, os beliches podem vir com acessórios, como prateleiras nas laterais, gavetas, baús ou até mesmo escrivaninha ou uma mini estante.

Treliche clássico tem três andares de camas. Altura máxima deve ser de 1,80 metro por causa do teto. Crédito da foto: Divulgação / Magazine Luiza

Os treliches, palavra adaptada a partir do beliche, acomodam três pessoas. Há opções de três níveis ou uma cama adicional, no nível do chão, tipo bicama. Eles suportam peso total de cerca de 200 quilos. A vantagem em relação ao beliche é que ele ocupa quase o mesmo espaço. A cama de cima geralmente tem proteção nas laterais por ficar em posição mais alta, informa o Magazine Luiza.

Na maioria dos beliches e treliches, as camas podem ser removidas, ou seja, o treliche pode ser transformado em beliche e, por sua vez, o beliche em camas normais.

Os beliches e treliches são fabricados em madeira, MDF e até metal, que são os mais resistentes, mas por outro lado podem fazer um pouco mais de barulho. É importante que as escadas sejam resistentes e seguras, principalmente para evitar quedas das crianças.

Há treliche adaptado, com cama adicional e retrátil, no nível do piso. Crédito da foto: Divulgação / Magazine Luiza

Uma dica do Magazine Luiza é escolher cores claras, pois se o quarto for pequeno faz parecer maior. Na hora de escolher quem vai dormir em cima ou embaixo, uma orientação dos fabricantes é sempre deixar quem é mais velho ir para a cama superior, normalmente com mais de 8 anos.

Ao escolher o móvel, é importante medir a altura do quarto. Normalmente, um beliche ou treliche tem 1,80 metro de altura, e o espaço recomendado entre a cama de cima e o teto é de pelo menos 60 centímetros.