Ônibus que atendem região do Vitória Régia seguem escoltados pela GCM

Por

JANEIRO - O bairro Vitória Régia, na zona norte de Sorocaba, teve um domingo de tensão no dia 20 de janeiro. Um grupo de moradores fechou ruas e colocou fogo em pneus em um protesto motivado pela morte de um jovem no bairro. Uma coluna de fumaça preta foi formada no céu e vista a quilômetros de distância. Dois ônibus do transporte coletivo e dois caminhões do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) foram roubados e queimados. Caminhões de coleta de lixo, uma viatura da Polícia Militar, um carro da reportagem da Record TV Paulista e dois veículos particulares foram aprejados. Equipes da PM e da Guarda Civil Municipal (GCM) foram até o bairro por conta do protesto. Três pessoas foram detidas. Ninguém ficou ferido. Por conta disso, os ônibus que atendem a zona norte precisaram ser escoltados pela GCM. Crédito da foto: Emídio Marques (20/01/2020)

Linhas que atendem a região estão funcionando nos horários normais, segundo a Urbes. Crédito da foto: Emídio Marques (20/01/2020)

Os ônibus que atendem a região do Vitória Régia, na zona norte de Sorocaba, seguem escoltados pela Guarda Civil Municipal (GCM) na manhã desta segunda-feira (20). A medida teve início na tarde de domingo (19), após registros de protestos e atos da vandalismo no bairro.

Segundo a Urbes- Trânsito e Transportes, a escolta foi mantida para a segurança da população e dos motoristas.

A empresa pública informou que estão operando normalmente as linhas 25 - Itavuvu, 39/1 - Sta Esmeralda, 42 - Laranjeiras, 46 - Paineiras, 58 - Vit. Régia, 58-2 - Imperatriz e 76 - São Guilherme.

Dois ônibus e dois caminhões foram incendiados neste domingo (19). Crédito da foto: Emídio Marques (20/01/2020)

Protesto

Os protestos no bairro tiveram início na trade deste domingo (19), após um jovem de 18 anos ser encontrado morto no rio Sorocaba. Ele teria desaparecido, conforme os moradores, após uma abordagem da GCM.

Durante a manifestação, moradores fecharam a rua e queimaram pneus. Ao longo do dia, dois ônibus do transporte coletivo e dois caminhões de uma empresa terceirizada do Saae foram incendiados.

Um carro da TV Record Paulista foi apedrejado, mas ninguém ficou ferido. A emissora registrou um boletim de ocorrência sobre o caso.

Os atos motivaram uma reunião emergencial na Prefeitura de Sorocaba. No final da tarde, a Polícia Militar divulgou que três pessoas foram detidas pelos atos de vandalismo.