Quatro óbitos com suspeita de dengue são investigados pela prefeitura

A cidade tem 1.368 casos confirmados

Por Thaís Marcolino

São Paulo já contabiliza 221 mortos em decorrência da dengue

Uma nova morte suspeita de dengue foi enviada ao Instituto Adolfo Lutz pela Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba para análise. A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (6), no boletim semanal da prefeitura. Com isso, agora a cidade tem quatro mortes em investigação.

O informe traz ainda o número de casos. Em uma semana -- o último foi divulgado na semana passada -- foram 148 infectados a mais. Agora são 1.368 positivados para a doença, sendo 1.293 autóctones (quando acontece na cidade), 68 importados e seis indeterminados. Em relação às mortes, até o momento uma foi confirmada.

Conforme matéria publicada pelo Cruzeiro do Sul, no sábado (1º), os casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti disparam e preocupam as autoridades. Por isso, ações de combate, como visitas de porta em porta e mutirões de limpeza têm sido intensificados.

Uma das explicações para o aumento é o clima. Como está quente e úmido, a proliferação do mosquito tende a aumentar. Por isso, o cuidado em áreas que acumulem água é essencial.

Vacinação

A QDenga está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Em Sorocaba, o imunizante é oferecido, de segunda a sexta-feira, em uma das 33 Unidades Básicas de Saúde. Conforme o Ministério da Saúde, são necessárias duas doses para que a vacina faça seu efeito completo.