Problemas persistem mesmo após compra de novos ônibus

Objetivo da aquisição de novos veículos seria para resolver as questões de atraso e superlotação dos ônibus

Por Virginia Kleinhappel Valio

Moradora mostra imagem da linha do Novo Mundo e Éden

Mesmo após a compra de 35 novos ônibus, anunciada em 28 de março pela Prefeitura de Sorocaba, os problemas no transporte público municipal permanecem. À época, foi informado que o objetivo da aquisição dos novos veículos seria para resolver as questões de atraso e superlotação dos ônibus.

A corretora Rute Santos diz que todos os dias enfrenta a lotação da linha do Éden no horário das 6h, e do Novo Mundo, que atende o hospital Adib Jatene. Quando possível, ela opta por esperar pelo próximo ônibus, que muitas vezes, também chega ao ponto com o veículo cheio de pessoas. Ela conta também que os motoristas têm parado o veículo fora da passarela, conforme imagem abaixo, enviada pela munícipe.

 

 

O jornal Cruzeiro do Sul publicou uma reportagem em 19 de março relatando as dificuldades que os usuários do transporte público estavam enfrentando. As reclamações envolviam diversas linhas, entre elas: Rodrigo, Nova Esperança, Ipatinga, Carandá, Vitória Régia, Campolim, Altos do Ipanema, Júlio de Mesquita, Aparecidinha, Cajuru e Éden.

Na ocasião, a Urbes informou que iria intensificar o monitoramento, a fim de promover novos ajustes de horários, caso fossem necessários e que já havia solicitado a ampliação da frota às empresas concessionárias, o que, segundo a empresa, permitiria "um aumento no número de viagens em várias linhas", como as mencionadas.

Questionada novamente, a Urbes esclarece que desde o início deste ano, todas as linhas do transporte coletivo são monitoradas diariamente em período integral e que a intervenção operacional ocorre por meio da inserção de viagens adicionais extras que, se necessário, podem permanecer definitivamente na programação.

A autarquia informa também que os maiores fluxos são registrados nas linhas que atendem as principais avenidas da cidade, sendo os períodos de pagamento/vale ou datas que antecedem e sucedem feriados as datas de maior movimento de passageiros. Quanto a atrasos ou lotações, “quando ocorrem, podem ser provocados, ainda, por ocorrências adversas à operação, como, por exemplo, acidentes de trânsito e veículos de passeio parados na rua por alguma falha técnica”.

Melhorias na venda de bilhetes

Para diminuir o tempo de atendimento, serão instaladas 17 bilheterias de autoatendimento nos terminais Santo Antonio e São Paulo. Os dispositivos começam a operar a partir de quarta-feira (27), em fase de teste. Nesta fase, serão instalados cinco bilheterias em cada um dos terminais.

A Urbes também irá disponibilizar duas vans, que funcionarão como unidades volantes, para a venda de bilhetes. Elas serão direcionadas a pontos ou terminais com maior demanda na aquisição de passagens. O serviço deve estar disponível à população dentro de uma semana.

Outro projeto é a venda de bilhetes no site da autarquia, que será redesenhado. O prazo para a modernização do site é de até dois meses. A promessa, porém, é de que em menos de 30 dias, a opção de compra de bilhetes via cartão de crédito e débito, no site, já esteja disponível aos usuários. (Virgínia Kleinhappel Valio com informações da Secom)