Defesa Civil alerta para baixas temperaturas e risco de geada nos próximos dias

De segunda até quarta, região de Sorocaba poderá ter temperaturas abaixo de 6°C e até geadas

Por Cruzeiro do Sul

Defesa Civil do Estado alerta para baixas temperaturas na região de Sorocaba nos próximos dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET-SP) e a Defesa Civil do Estado alertam para a previsão de baixas temperaturas na região de Sorocaba entre segunda-feira (19) até quarta-feira (21).

Por conta de uma massa de ar frio que avança para todo o estado de São Paulo, provocando queda de temperatura, a região de Sorocaba poderá ter momentos de frio intenso com temperaturas abaixo de 6°C nos próximos dias.


O alerta vale também para as regiões de Campinas, Marília, Presidente Prudente e Serra da Mantiqueira. Segundo a Defesa Civil do Estado, a sensação térmica pode ser ainda mais baixa dependendo da região.

“Assim, ressalta-se a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua. Além disso, recomenda-se não fazer fogueiras e manter hidratação constante”, informa o órgão estadual.

Formação de geadas

Já o INMET-SP informa que um novo reforço de ar frio de origem polar vindo do Sul do continente vai provocar acentuada queda nas temperaturas já a partir deste domingo (18) sobre o estado de São Paulo.

A nebulosidade diminui e o tempo volta a ficar aberto e predominantemente seco nos próximos dias, com índices de umidade abaixo de 30% durante o dia, e com madrugadas de muito frio e formação de geada.

Conforme o INMET, para esta segunda e terça-feira o ar frio e seco de origem popular deixa o céu claro
com poucas nuvens e com formação de geadas no estado de São Paulo.

“Na madrugada desta segunda-feira ocorre geada em praticamente todo Estado, com exceção do litoral e da capital paulista. Já no interior, a geada varia de fraca a moderada intensidade, podendo ser forte na região do Alto Vale do Ribeira/Apiaí). Na terça-feira as geadas ocorrem de forma abrangente em todo Estado, exceto litoral. (Da Redação)