Mudança de sede administrativa da Toyota para Sorocaba vai atrair investimentos, dizem especialistas

Por Ana Claudia Martins

Fábrica da Toyota em Sorocaba vai abrigar sede administrativa da montadora. Crédito da foto: Divulgação / Toyota

A mudança da sede administrativa da Toyota do Brasil para Sorocaba representa mais investimentos na cidade, mais geração de impostos e de empregos. Além disso, deverá também contribuir para atrair novas empresas do setor automotivo, e ampliar as que já existem. Essas são as avaliações do economista e professor Geraldo Almeida, e do diretor da Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Erly Domingues de Syllos sobre a questão.

A montadora confirmou que irá transferir a sede administrativa da empresa, que hoje fica em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, para Sorocaba. A informação partiu de uma circular interna do presidente da empresa, Rafael Chang, distribuída aos funcionários na última sexta-feira (18). Segundo o comunicado, o Centro Administrativo da Toyota, ou seja a sede da empresa no Brasil, será transferido para Sorocaba a partir de janeiro de 2021, com conclusão prevista para o primeiro semestre do ano que vem.

O economista Geraldo Almeida destaca que a notícia, além de revelar a importância da cidade de Sorocaba, mostra que a Toyota do Brasil pretende investir cada vez mais na cidade e na região, já que possui fábrica na cidade, em Porto Feliz e Indaiatuba. “Isso mostra que os futuros investimentos da montadora serão feitos em Sorocaba, e que a empresa está cada vez mais acreditando na cidade e na região. Isso também vai atrair novas empresas, novos prestadores de serviços, e Sorocaba mostrou que é uma cidade moderna”, destaca.

Já o diretor do Ciesp local também destaca que o anúncio mostra que a empresa pretende cada vez mais investir em Sorocaba e região. Erly aponta ainda que Sorocaba ganhou credibilidade e precisa estar ainda mais preparada e com visão de inovação e de investimentos locais, pois o crescimento da montadora japonesa na cidade representará um ambiente de melhoria e expansão.

“A Toyota tem uma área muito grande em Sorocaba e com a mudança da administração para cá, certamente isso representa mais investimentos, contribuindo para otimizar toda a cadeia produtiva e de serviços da cidade. Melhora também o comércio e traz um ambiente mais positivo para a economia local e regional”, aponta. (Ana Cláudia Martins)

Leia Mais