Academias, salões de beleza e restaurantes poderão reabrir em Sorocaba

Por

Profissional corta o cabelo de cliente em salão de beleza. Crédito da foto: Pxhere

Atualizada às 13h06

Sorocaba avançou à fase 3 (amarela) do Plano São Paulo. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (7) pelo governador João Doria (PSDB). A atualização passa a valer a partir deste sábado (8), mesma data em que o Estado entra na nona prorrogação da quarentena, agora até o dia 23 de agosto.

O avanço compreende as 48 cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba. Esses municípios estavam na fase 2 (laranja) desde 13 de julho.

A decisão do governo estadual permitirá a reabertura com restrições de bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias e academias de ginástica. Esses estabelecimentos estão fechados em Sorocaba desde 23 de março, data da decretação do período de quarentena na cidade.

[irp posts="278678" ]

 

O Plano São Paulo foi criado para estabelecer uma estratégia de retomar com segurança a economia durante a pandemia do coronavírus. Ele engloba todos os municípios do Estado.

Além da DRS de Sorocaba, outras oito regiões do interior do Estado evoluíram da fase vermelha para a amarela. De acordo com o governador, a queda no número de óbitos e internações por conta da Covid-19 permitiu o avanço das cidades no Plano SP. "O interior é a região que mais nos preocupava. Continua a preocupar, porém agora temos boas perspectivas e bons resultados", afirmou Doria.

O governador destacou que a população deve continuar seguindo as medidas de segurança sanitária. "Isso não deve significar um relaxamento contra o coronavírus e as medidas de cuidados pessoais. Qualquer descuido pode ser fatal."

Restaurantes terão mais tempo para funcionar na fase amarela do Plano São Paulo. Crédito da foto: Pxhere

O que muda?

O Plano São Paulo regulamenta o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e a retomada de atividades econômicas nos 645 municípios paulistas, divididos em 17 regiões de saúde.

As fases de cada região são determinadas por critérios técnicos e científicos como casos confirmados da contaminação por Covid-19, óbitos e capacidade de atendimento hospitalar a casos graves da doença.

Na fase 3 (amarela), o governo do Estado permite o funcionamento com atendimento presencial de bares e restaurantes em horário reduzido - 6 horas por dia. A capacidade de atendimento de cada estabelecimento será de 40%.

O mesmo acontece com salões de beleza e barbearias. Já os shoppings e comércios de rua terão a permissão de funcionar com até 40% da capacidade. Na laranja, é de apenas 20%.

As academias têm permissão de 30% da capacidade. O usuário só pode utilizar as dependências com horário marcado para evitar aglomeração. O governo também liberou, no último dia 29, treinamentos e competições de esportes sem contato físico direto, como vôlei, tênis, hipismo e natação.

Em Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba fará uma coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (7), às 15 horas, sobre a retomada das atividades econômicas na cidade. O encontro será realizado no Paço Municipal. (Da Redação)