Laboratório mantém certificação do Palc

Por Manuel Garcia

A equipe do Laboratório Unimed comemora a certificação. Crédito da foto: Divulgação / SZS Comunicação

A equipe do Laboratório Unimed comemora a certificação. Crédito da foto: Divulgação / SZS Comunicação

No dia 3 de abril, uma equipe de auditores da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) aprovou a manutenção da certificação outorgada ao Laboratório da Unimed Sorocaba pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (Palc). A primeira certificação ocorreu em 2014 e, desde então, sempre foi renovada.

[irp posts="56927" ]

 

A recertificação obtida abrange todas as unidades do laboratório, ou seja, inclui as instaladas na Unidade Avançada Zona Norte, na Sede e no Hospital Dr. Miguel Soeiro. Os auditores avaliaram minuciosamente todas as ações executadas pelo laboratório, desde as rotinas das recepções dos postos de coleta até a entrega dos resultados. Os processos são divididos entre pré-analíticos, analíticos e pós-analíticos. Além disso, também foram examinadas áreas que, de alguma maneira, se correlacionam com o setor -- entre elas, Tecnologia de Informação, Recursos Humanos e Engenharia e Suprimentos, por exemplo.

O vice-presidente da Unimed Sorocaba, Paulo Hungaro Neto, acompanhou pessoalmente a abertura da auditoria e a comunicação do resultado. Junto a ele estavam o coordenador médico do Laboratório, Edson Shitara, e a gerente de Diagnóstico da Unimed Sorocaba, Lara Cristina Bueno dos Santos.“Entendemos como extremamente positiva a avaliação de profissionais externos sobre os nossos processos, apontando como podemos melhorá-los e, assim, entregar atendimentos aos nossos clientes com mais qualidade e segurança”, destacou Hungaro.