9ª Mostra de Dança de Votorantim

Por

Erika e Giovana Sigoli. Crédito da foto: JF / Divulgação

A peça “Poesia em movimento” marcou a abertura da Mostra de Dança. Crédito da foto: JF / Divulgação

No último final de semana aconteceu a 9ª Mostra de Dança de Votorantim, com apresentação de várias academias de dança da região. Promovida pela ST Dança, com apoio da Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur), a mostra contou com apresentações e workshops na sexta, sábado e domingo.

Na abertura, que aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 12, as companhias de dança Sintonia Arte & Cultura e a de teatro musical On Broadway, em parceria com a ST Dança, apresentaram o espetáculo infantil “Poesia em movimento”. Com poemas, coreografias e muita interação, os personagens do espetáculo trouxeram ao palco crianças de todas as idades para ajudá-los na missão de fazer com que o poeta que perdeu sua inspiração pudesse reencontrá-la para voltar a criar. Com direção de Bia Ruberti e Sady Medeiros, a obra que já havia sido apresentada no ano passado e foi repaginada para dar chance às pessoas presentes no local de fazerem parte da história. Para isso, contou com objetos e elementos que provocaram a imaginação dos pequenos, misturando sentimentos, poemas e dança, fazendo com que crianças e adultos se tornassem parte da narrativa.

A peça foi inspirada na obra do poeta Moacyr Sacramento, dentista aposentado que decidiu fechar seu consultório para dedicar sua vida totalmente à escrita e, desde então, viu suas obras cruzarem barreiras. Atualmente morando em Conservatória (RJ), o escritor possui 19 livros publicados e adotados por dezenas de escolas do Brasil, além de ter sido convidado a participar de eventos em Portugal e Cuba, e ter um de seus poemas, “O moço”, considerado como um dos cem textos mais influentes do século 20, pela faculdade de direito da USP. “Falar de sentimentos é sempre positivo e então, sem fugir da proposta inicial, a mudança na história original ficou de uma beleza sem tamanho. Foi genial. Mais uma vez me encantaram e emocionaram profundamente”, afirmou o poeta.

[gallery columns="1" size="medium" ids="30001,30002,30003,30004,30005,30007,30009"]