Sem balão nos céus de Boituva nesta quinta-feira (16)

Terceiro dia de disputas do Campeonato Brasileiro de Balonismo foi cancelado por conta das más condições climáticas

Por Da Redação

Terceiro dia de disputas não ocorreu por conta das más condições climáticas em Boituva

O terceiro dia de disputas do 33º Campeonato Brasileiro de Balonismo, que está ocorrendo em Boituva desde terça-feira (14), não aconteceu nesta quinta (16) por conta das condições climáticas. Já ontem, quarta (15), poucos pilotos haviam conseguido pontuar, já que uma chuva chegou poucos minutos após o início das tarefas. Desta forma, a classificação permanece a mesma, com Marcos Paulo da Silva, o Paulinho, na liderança, com 8.144 pontos.

Paulinho venceu o primeiro dia de provas, enquanto Caio Avelino, natural de Boituva, venceu no segundo dia -- ele é o nono colocado da tabela, com 6.139 pontos. Completam o top 5 Filipe Tostes (7.683 pontos), Markus Kalousdian (7.031 pontos), Fabio Pascoalino (6.977) e Amarildo Tozzi (6.966).

Muitos se perguntam como funciona a competição. Johnny Alvarez da Silva, o “Johnny do Balão”, presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, explicou à reportagem que alguns alvos ficam espalhados pela cidade, com a marcação de um ‘X’ com tamanho de 10x10m, no chão. “O diretor de prova, todo dia de manhã, estuda o vento e coloca de cinco a seis tarefas para os pilotos competirem. O balão não tem direção, então eles têm que achar a direção e a altura corretas para acertar os alvos”, explicou.

Ou seja, a pontuação é formada após a soma dos pontos de cada alvo atingido, sendo a condição climática primordial para a autorização dos voos, afim de não se colocar em risco ninguém envolvido, direta e indiretamente, com a competição.

O evento acontece na praça localizada na Rua Benedito Rodrigues de Melo, sem número, no Portal Ville Primavera, em Boituva, e é organizado pela Confederação, com apoio da Prefeitura de Boituva. 28 competidores foram inscritos para o torneio, que acontece até sexta-feira (17). Haverá premiação com troféus de primeiro, segundo e terceiro colocados, lembrando que o grande campeão deverá representar o Brasil no Campeonato Mundial de Balonismo, disputado na Eslovênia.

No final de semana (dias 18 e 19), às 16h, um dos balões especiais estará exposto para o público com decolagem coletiva. À noite, às 19h, o famoso “Night Glow”, o Balão Iluminado, promete uma das mais belas paisagens, em espaço que também contará com food trucks, tudo a depender do tempo na região.