Conmebol divulga amanhã os potes para o sorteio da Libertadores

Por

Gabriel beija a taça da Libertadores da América de 2019. Crédito da foto: Luka Gonzales / AFP (23/11/2019)

Gabriel beija a taça da Libertadores da América de 2019. Crédito da foto: Luka Gonzales / AFP (23/11/2019)

A Conmebol divulgou nesta segunda-feira (16) os ocupantes de cada pote para o sorteio da Copa Libertadores de 2020, que acontece nesta terça (17). O evento será realizado no centro de convenções da entidade em Luque, no Paraguai.

Flamengo, atual campeão, Grêmio e Palmeiras ocupam o pote 1. Eles serão os únicos brasileiros cabeças de chave da competição.

Santos e São Paulo estão no pote 2 para o sorteio e podem cair nos grupos de River Plate, Boca Juniors, Olímpia, Nacional-URU e Peñarol, que serão os outros integrantes do pote 1. Campeão da Copa do Brasil, o Athletico Paranaense foi colocado no pote 3.

Mesma chave

Clubes de um mesmo país não poderão ficar na mesma chave, com exceção dos times vindos dos confrontos preliminares. Ou seja, Corinthians e Internacional, caso se classifiquem, podem integrar o mesmo grupo de outro brasileiro.

Paulistas e gaúchos vão entram na segunda fase eliminatória. Corinthians e Internacional podem enfrentar equipes como Independiente Medellín-COL, Macará-EQU e Cerro Largo-URU, entre outros. Os quatro classificados dos confrontos preliminares foram colocados no pote 4 para o sorteio.

Definição

Já estão definidos 44 dos 47 clubes participantes - há duas vagas a serem definidas na Bolívia (Bolívar e The Strongest estão confirmados) e uma no Chile (Colo-Colo, Palestino e Universidad Católica já se garantiram).

Dos 47 times, seis vão começar na fase 1, que definirá três vagas para a fase 2 com outras 16 equipes. Em seguida, vão sobrar oito times para a fase 3, que finalmente definirá quatro classificados para a fase de grupos. Ao todo, 28 times já estão classificados diretamente para a fase de grupos. (Estadão Conteúdo)

[irp posts="158366" ]