TBT: Cenas natalinas

Por Cruzeiro do Sul

Evento natalino com desfile do bom velhinho promovido por um banco, no Centro de Sorocaba, em 1994.

O espírito natalino está por toda parte. Ele está nas cenas que se repetem anualmente em dezembro. Árvores enfeitadas, ruas e casas iluminadas, presépios montados pela cidade e a imagem do Papai Noel espalhada em todos os cantos da cidade. As carreatas e apresentações musicais costumam fazer parte desses dias que trazem consigo uma aura mágica que encanta sobretudo as crianças.

Em Sorocaba a caridade é uma das marcas do Natal e não é difícil encontrar festas beneficentes que angariam recursos para garantir cestas de mantimentos para famílias carentes e brinquedos para os pequenos. Voluntários se movimentam para fazer as festas e contam com a ajuda da comunidade que auxilia na compra das famosas sacolinhas com kits para as crianças. É o bem em movimento.

Outra imagem que certamente está fixada na memória de muitos sorocabanos é a dos concursos de casas e presépios que eram feitos a até alguns anos atrás. O bairro Central Parque ficou famoso pelo capricho de seus moradores em enfeitar as casas. A quantidade de residências iluminadas com luzes natalinas fazia com que o bairro se tornasse em ponto de visitação na cidade durante o mês de dezembro. Apesar do costume ter enfraquecido, processo acelerado com a pandemia da Covid-19, ainda é possível encontrar muitas famílias que ainda mantém a tradição e presenteiam a todos com lindas imagens natalinas.