Conheça as estratégias utilizadas pelo Mercado Livre para ganhar espaço na América Latina

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Estratégias do Mercado Livre

Criado oficialmente na Argentina em 1999, o Mercado Livre se tornou referência em marketplace não só no mercado argentino, mas também em diversos outros países, incluindo o Brasil. A plataforma permite tanto que compradores encontrem produtos diversos, bem como oferece um site completo para vendedores.

Segundo as informações do próprio Mercado Livre, a empresa atua em mais de 15 países, tornando-se referência principalmente na América Latina. Além do Brasil e Argentina, a plataforma também está disponível para clientes de outros países, como Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru e Equador, por exemplo.

O principal motivo por trás dos bons resultados do Mercado Livre na América Latina está em sua estratégia de expansão adotando inovações e melhorias em sua logística. Atualmente, os compradores e vendedores têm muito mais opções para adquirirem produtos que podem ser entregues em apenas algumas horas.

Outro bom exemplo de inovação adotada pelo Mercado Livre foi a possibilidade de negociação de criptomoedas dentro da plataforma. Em apenas 2 meses de atividade, as criptomoedas do Mercado Livre ganharam mais de um milhão de usuários, reforçando a sua qualidade e a assertividade de sua estratégia.

Mudanças no comportamento do consumidor

O mercado online percebeu um crescimento vertiginoso no número de pessoas que compram e vendem produtos na internet. Atualmente, comprar produtos e recebê-los em casa tornou-se uma prática comum de diversos brasileiros. Apesar da ampla popularidade, estima-se que esse tipo de iniciativa só aumente ao longo dos próximos anos.

Antigamente, produtos de longa duração eram mais buscados por pessoas que compram na internet. No entanto, dados apontam que esse comportamento vem mudando. Afinal, mais pessoas procuram por produtos como alimentos, por exemplo, os quais não duram tanto tempo quanto roupas, em teoria.

O Mercado Livre percebeu as mudanças no comportamento do consumidor brasileiro e fez questão de criar estratégias que gerassem melhores resultados operacionais no curto e longo prazos. Uma delas foi justamente melhorar a logística de seus produtos, para que pudesse entregá-los mais rapidamente, o que é essencial para um bem não-durável.

Assim como o Mercado Livre percebeu alterações na demanda por produtos específicos dentro do seu marketplace, outras empresas também notaram que o mercado brasileiro vem mudando ao longo dos últimos anos. A agência AWISEE, por exemplo, notou um aumento vertiginoso na demanda por serviços de link building.

Um ponto interessante entre o notado pelo Mercado Livre e o observado pela AWISEE é que ambos atuam no mercado digital, o qual segue sendo um dos principais canais de negócios no Brasil e no mundo.

Mercado Livre também apostou em mudanças na logística

Ainda no ano de 2019, aproximadamente 95% das entregas realizadas pelo Mercado Livre eram de responsabilidade dos Correios, o qual tinha atrasos constantes. No entanto, a dependência do sistema de entregas público brasileiro fez com que a gigante da América Latina resolvesse repensar a maneira pela qual entregava os seus produtos.

Foi então que em 2022 o Mercado Livre resolveu apostar em uma logística independente, sendo responsável por 95% das entregas de produtos por sua própria conta. Dessa forma, além de ter mais controle, a empresa também conseguiu inserir inovações setoriais que, com a presença de um terceiro, não conseguia realizar.

Atualmente, é comum ver um carro com o logotipo do Mercado Livre circulando pelas grandes cidades brasileiras, algo que não se via há alguns anos atrás. Esse é apenas um dos exemplos de como o Mercado Livre ganhou tanto espaço no mercado brasileiro, bem como na América Latina.

Sabendo da importância da logística para os seus serviços, o Mercado Livre fez questão de investir nessa área e agora pode focar em outras estratégias que tendem a gerar resultados ainda mais positivos ao longo dos próximos anos.