Eleições 2022
Vereadores candidatos falam sobre votação nas eleições de domingo (2)
Dos sete parlamentares que saíram candidatos, apenas Vitão do Cachorrão, conseguiu se eleger com 56.729 votos
Os vereadores da Câmara de Sorocaba que se candidataram para o cargo de deputado federal ou estadual esperavam receber mais votos na região. Dos sete parlamentares que buscavam objetivos maiores na carreira política, apenas um conseguiu se eleger: Vitão do Cachorrão (Republicanos), com 56.729 votos.
Fernando Dini (MDB) concorreu ao cargo de deputado federal e recebeu 8.338 votos. “Esperava mais votos de outros municípios da região”, disse.
Iara Bernardi (PT) disputou uma vaga para deputada federal, representando a Coletiva Elas, e teve 45.163 votos. A vereadora não ficou contente com o número de votos recebidos: “Disputei para ganhar. Foi uma experiência muito positiva numa candidatura coletiva com dez mulheres”, afirmou.
Fausto Peres (Podemos) buscava uma cadeira na Câmara federal e recebeu 6.288 votos. “Foi uma votação expressiva, porém acredito que poderia ter sido melhor. É um momento que aprendemos muito, pois esse contato direto com o eleitor é muito importante”, disse.
Vinícius Aith (PRTB) tentou vaga na Assembleia Legislativa, mas os 27.789 não garantiram a sua eleição. “Foi uma votação expressiva, fico muito feliz. Tenho um ano e meio de vida pública em um partido pequeno, sem recurso e sem estrutura partidária. Foi uma campanha feita com família, amigos e parceiros. Uma experiência muito boa e necessária para o meu crescimento, afirmou.
Péricles Régis (Podemos) também se candidatou para deputado estadual. Ele recebeu 12.694 votos. Disse que esperava mais votos e que o seu trabalho no Legislativo sorocabano foi “incansável”. Péricles atribui parte da culpa da sua não eleição à polarização política.
“Essa polarização que nós estamos vivendo atrapalhou bastante”, afirmou.
A assessoria de Cícero João, que se candidatou para deputado federal, não respondeu os questionamentos do Cruzeiro do Sul até o fechamento desta edição. Ele recebeu 12.724 votos. (Wilma Antunes)