Buscar no Cruzeiro

Buscar

Uniso: Cinepós exibirá “Um conto chinês”

24 de Outubro de 2018 às 08:58

Um Conto Chinês será exibido nesta sexta-feira(26). Foto: Divulgação.

Nesta sexta-feira (26), acontecerá mais um encontro do Cinepós, projeto do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso que tem como objetivo promover reflexões e debates a partir do cinema e também de outras produções audiovisuais, para além das fronteiras da pós-graduação. Na oportunidade, o encontro será realizado junto aos alunos da Terceira Idade da Uniso, como parte da programação do Mês do Idoso, no câmpus Seminário, às 14h.

Conduzida pela professora Míriam Cristina Carlos Silva, a atividade iniciará com a apresentação do filme argentino “Um Conto Chinês” (2011, direção de Sebastián Borensztein). No longa-metragem, Ricardo Darín interpreta Roberto, um veterano da Guerra das Malvinas que tem seu cotidiano – marcado por solidão – completamente transformado a partir do encontro com Jun (Ignacio Huanga), um chinês que se perde em Buenos Aires e a quem Roberto se vê obrigado a ajudar.

A proposta, em seguida, é pensar as relações entre solidão, vinculação, incomunicabilidade e comunicação, presentes no filme por meio de representações poéticas acerca dos acontecimentos que entretecem o roteiro. Através do olhar poético dado pela obra cinematográfica, é possível aprender ainda sobre o evento do religare (religação), que possibilita a re-união de sentidos que antes encontravam-se dispersos.

“Um Conto Chinês” faz parte de uma seleção de filmes ibero-americanos analisados pela professora Míriam em seu atual projeto de pesquisa, desenvolvido com amparo da Fapesp e intitulado “Representações Poéticas da Morte nas Narrativas Midiáticas”.

Aberto à comunidade e aos interessados em geral de forma gratuita, o Cinepós é um projeto para integração ensino, pesquisa e extensão, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso, sob a responsabilidade dos professores Maria Ogécia Drigo, Míriam Cristina Carlos Silva e José Rodrigo Fontanari.

Serviço

Encontro Cinepós: conversa sobre vínculos e solidão

Data: 26 de outubro de 2018 (sexta-feira), às 14 horas

Local: Uniso - Câmpus Seminário (Av. Dr. Eugênio Salerno, 100/140 – Sorocaba, SP)

Direcionado para Alunos da Universidade da Terceira Idade da Uniso, comunidade acadêmica e interessados em geral.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos