Buscar no Cruzeiro

Buscar

Uniso Ciência traz reportagens elaboradas por alunos de Jornalismo

23 de Outubro de 2020 às 13:06

Uso excessivo de antibióticos em cirurgias de implantes dentários é um dos temas da 13ª edição. Foto: Alexandre L. M. Monteiro

Os caminhos da pesquisa são instigantes, como apresentará a 13ª edição do jornal Uniso Ciência, que será publicada no domingo (25/10), trazendo três reportagens sobre temas totalmente diferentes entre si, mas que afetam o dia a dia de milhares de pessoas.

Com um terço da população brasileira acima de 18 anos fazendo uso de próteses dentárias, a reportagem de capa aborda a indicação frequente de antibióticos para os casos de cirurgias de implantes, uma prática que esbarra no risco do uso indiscriminado desse tipo de medicamento.

Para comprovar a real necessidade do uso desse tipo de medicamento, a pesquisa contemplou um estudo clínico com 135 pacientes que estavam para passar por cirurgias de implantes orais, entre setembro de 2012 e fevereiro de 2013. A ideia era comparar a eficácia do procedimento seguido do uso de antibiótico (amoxicilina) e de anti-inflamatórios (dexametasona e nimesulida).

Outro tema abordado nesta edição é a infografia, recurso visual muito utilizado no meio jornalístico. Além da questão estética, os infográficos têm um importante potencial no que diz respeito à cognição, podendo auxiliar no processo de assimilação de informações complexas (como Ciência e Tecnologia, por exemplo). Nesta reportagem, os leitores têm acesso à pesquisa que classificou os infográficos publicados num dos principais jornais do Brasil no ano de 2017.

O Uniso Ciência também apresenta um olhar sobre o cururu paulista, que consiste em um desafio composto de versos improvisados trocados entre dois participantes e acompanhados pela viola caipira de 10 cordas. Trata-se de uma tradição da Região, mas que está fora das mídias tradicionais, não tem perspectiva de renovação de seus praticantes e não conta com incentivos públicos.

Jornalismo Uniso

Esses temas nasceram de pesquisas científicas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação da Uniso e viraram reportagem, todos durante o período de quarentena, pelas mãos de estudantes de Jornalismo ligados à FOCS, Agência Experimental de Jornalismo da Uniso, coordenada pelos professores Evenize Batista e Guilherme Profeta.

Sobre o Uniso Ciência

O Uniso Ciência é um projeto de divulgação científica da Universidade de Sorocaba, que visa compartilhar o resultado das pesquisas desenvolvidas nos quatro Programas de Pós-Graduação da Instituição: em Ciências Farmacêuticas, Comunicação e Cultura, Educação, e Processos Tecnológicos e Ambientais.

O projeto contempla um jornal, veiculado na edição impressa do Cruzeiro do Sul a cada três meses (com a versão digital disponível neste aplicativo do Cruzeiro do Sul), um canal online (jornalcruzeiro.com.br/uniso-ciencia), além de uma revista bilíngue semestral Science@Uniso (http://uniso.br/home/uniso-ciencia).