Buscar no Cruzeiro

Buscar

Uniso Ciência mostra estudo sobre regeneração de tecidos

22 de Julho de 2019 às 15:23

O tema da regeneração de tecidos do corpo humano é um dos destaques da 8ª edição do jornal Uniso Ciência, que circulará no próximo domingo, dia 28 de julho, nas versões impressa e digital do Cruzeiro do Sul. A publicação apresenta o resultado das principais pesquisas científicas desenvolvidas pela Universidade de Sorocaba (Uniso).

Estudo analisa a regeneração de tecido cartilaginoso da traqueia. Crédito da foto: Paulo Ribeiro/Uniso

Nessa reportagem, o leitor ficará conhecendo um estudo realizado no Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais, que representa uma contribuição importante para o avanço da ciência na área de engenharia de tecidos.

Outro assunto abordado nesta edição vem da área da Educação e mostra como a temática ambiental é tratada no currículo de 25 cursos de Engenharia, de sete instituições de Sorocaba. A pesquisa chama a atenção para a importância de se incluir esse assunto nas diversas disciplinas da área, como uma forma efetiva de sensibilizar os futuros profissionais quanto às pautas ambientais.

Da área de Ciências Farmacêuticas vem uma pesquisa sobre a saúde do idoso, grupo que mais cresce em todo o mundo. Nesse estudo, avalia-se o impacto desse crescimento na perspectiva do acesso a serviços de saúde, especificamente quanto à adesão a medicamentos de uso contínuo. A pesquisa contempla uma amostra com idosos da Terceira Idade da Uniso e do Clube do Idoso da prefeitura.

Também é tema desta edição, a partir de pesquisa realizada no Programa de Comunicação e Cultura, uma análise da propaganda da indústria farmacêutica na internet, que aponta situações de incentivo à automedicação.

Outras notícias relacionadas à pesquisa e eventos acadêmicos no campo científico estão disponíveis no blog exclusivo do Uniso Ciência, no site do Cruzeiro do Sul: jornalcruzeiro.com.br/uniso-ciencia

Além do tabloide e do blog, o Uniso Ciência também disponibiliza uma revista bilíngue semestral, nas versões impressa e online, que pode ser acessada gratuitamente na página uniso.br/unisociencia