Uniso Ciência

Terceira edição do Uniso Ciência aborda temas da saúde, educação e publicidade

Pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Biomateriais e Nanotecnologia da Uniso – Paulo Ribeiro/ Uniso

Neste domingo, 15 de abril, foi veiculada a terceira edição do Uniso Ciência, projeto de divulgação científica da Universidade de Sorocaba que tem a parceria do jornal Cruzeiro do Sul. Os leitores podem conferir o tabloide Uniso Ciência nas versões impressa e digital e também neste blog.

A escolha dos temas da terceira edição se deu por meio de uma enquete online, assim como na edição anterior. No mês de março, foram colocados para votação pública 12 assuntos relacionados às áreas de saúde, tecnologia, educação e comunicação. A enquete ficou disponível no blog do Uniso Ciência de 1 a 15 de março e, ao fim, recebeu 895 votos, sendo os quatro mais votados: Desenvolvimento e avaliação de hidrogeis termorresponsivos para administração vaginal e veiculação de curcumina; Tese debate processos que avaliam qualidade da educação superior no Brasil; Educação nas escolas tem servido há anos para formar alunos “dóceis” e Publicidade muda significação da velhice ao longo do tempo.

Leia mais  SiSU 2019.2: período de inscrições será no início de junho

 

O tema mais votado está relacionado a uma pesquisa desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Uniso, que possibilitou a criação de um hidrogel para o tratamento de feridas na parede vaginal decorrentes do tratamento de alguns tipos de câncer.

Em segundo lugar, ficou a reportagem baseada em uma tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação, que buscou responder em que medida os processos de avaliação e acreditação, da forma como estão sendo executados pelo MEC, podem atestar a qualidade da educação superior no Brasil. Também da área de Educação vem o terceiro assunto mais votado, uma dissertação de mestrado que analisa como o sistema educacional nas escolas brasileiras tem servido para controlar a população escolar e formar alunos “dóceis”.

Por fim, o quarto tema mais votado mostra como a publicidade, ao criar valores relativos à velhice, pode contribuir com novos significados para a imagem do idoso, de acordo com uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura.

O Uniso Ciência veicula um jornal no formato tabloide a cada três meses na edição impressa e digital do Cruzeiro do Sul e publica outras notícias sobre a produção científica da Universidade periodicamente no blog. O projeto nasceu em outubro de 2017 com a proposta de ampliar, por meio desses canais, a divulgação das pesquisas realizadas na Uniso.

Comentários