Uniso Ciência

Diogo Azoubel lança livro sobre pesquisa em fotojornalismo

Uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso) acaba de se transformar no mais novo capítulo da pesquisa sobre o fotojornalismo brasileiro. De autoria do professor e pesquisador Diogo Azoubel, o livro “Narrativas Fotojornalísticas I: matizes, objetos, sujeitos” (Letramento, 2019) está em pré-venda até 30 de agosto, no site da editora.

Diogo Azoubel concluiu livro após Mestrado na Uniso. Foto: Divulgação

Azoubel faz um mapeamento da produção científica nacional sobre o fotojornalismo. “Muito tem sido investigado sobre esse objeto nos últimos anos, mas a prática de revisão aprofundada do trabalho dos colegas ainda não é tão difundida no campo da Comunicação”, afirma o autor. “Esse livro é também uma forma de responder à sociedade sobre o que tem sido feito nas universidades”, complementa.

A obra traz reflexões sobre como se estruturam as práticas em fotojornalismo, de que formas e por quem são pensadas. “O Sudeste e Sul, por exemplo, despontam como polos produtores de conhecimento frente à região Norte. Trata-se de um claro reflexo do desequilíbrio na distribuição dos programas de pós-graduação na área”, revela.

Leia mais  Mercado editorial aposta em audiobooks

Diogo Azoubel também comenta as dificuldades de se fazer ciência no Brasil. “Precisamos ampliar os investimentos na área, especialmente nas Ciências Sociais e Humanas, que nos são necessárias à crítica e reformulação de modelos sociais improdutivos.”

Por essa razão, o professor e pesquisador afirma que pretende dar continuidade à pesquisa e já trabalha em pelo menos mais dois volumes. “Fazer ciência é estar em constante movimento, não podemos parar de ler e de buscar novos dados para explicar, organizar e entender fatos e fenômenos”, finaliza.

O autor

Diogo Azoubel é graduado em Letras pela Universidade Ceuma, em Rádio e TV e em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Jornalismo Cultural na Contemporaneidade (UFMA), possui MBA em Marketing Estratégico e Comunicação pela Universidade Gama Filho (UGF) e mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Dedica-se à pesquisa do fotojornalismo há mais de uma década, atualmente no nível de doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Leia mais  Pesquisa de DNA revela enguias elétricas de alta tensão na Amazônia

 

Informações sobre o livro
Site para a compra: https://www.editoraletramento.com.br/produto/narrativas-fotojornalisticas-i-matizes-objetos-sujeitos-345
Valor: R$ 39,90

Texto: Armando Rucci Filho

 

Comentários

CLASSICRUZEIRO