Buscar no Cruzeiro

Buscar

Diogo Azoubel lança livro sobre pesquisa em fotojornalismo

22 de Agosto de 2019 às 10:28

Uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso) acaba de se transformar no mais novo capítulo da pesquisa sobre o fotojornalismo brasileiro. De autoria do professor e pesquisador Diogo Azoubel, o livro “Narrativas Fotojornalísticas I: matizes, objetos, sujeitos” (Letramento, 2019) está em pré-venda até 30 de agosto, no site da editora.

Diogo Azoubel concluiu livro após Mestrado na Uniso. Foto: Divulgação

Azoubel faz um mapeamento da produção científica nacional sobre o fotojornalismo. “Muito tem sido investigado sobre esse objeto nos últimos anos, mas a prática de revisão aprofundada do trabalho dos colegas ainda não é tão difundida no campo da Comunicação”, afirma o autor. “Esse livro é também uma forma de responder à sociedade sobre o que tem sido feito nas universidades”, complementa.

A obra traz reflexões sobre como se estruturam as práticas em fotojornalismo, de que formas e por quem são pensadas. “O Sudeste e Sul, por exemplo, despontam como polos produtores de conhecimento frente à região Norte. Trata-se de um claro reflexo do desequilíbrio na distribuição dos programas de pós-graduação na área”, revela.

Diogo Azoubel também comenta as dificuldades de se fazer ciência no Brasil. “Precisamos ampliar os investimentos na área, especialmente nas Ciências Sociais e Humanas, que nos são necessárias à crítica e reformulação de modelos sociais improdutivos.”

Por essa razão, o professor e pesquisador afirma que pretende dar continuidade à pesquisa e já trabalha em pelo menos mais dois volumes. “Fazer ciência é estar em constante movimento, não podemos parar de ler e de buscar novos dados para explicar, organizar e entender fatos e fenômenos”, finaliza.

O autor

Diogo Azoubel é graduado em Letras pela Universidade Ceuma, em Rádio e TV e em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Jornalismo Cultural na Contemporaneidade (UFMA), possui MBA em Marketing Estratégico e Comunicação pela Universidade Gama Filho (UGF) e mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Dedica-se à pesquisa do fotojornalismo há mais de uma década, atualmente no nível de doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

 

Informações sobre o livro

Site para a compra: https://www.editoraletramento.com.br/produto/narrativas-fotojornalisticas-i-matizes-objetos-sujeitos-345

Valor: R$ 39,90

Texto: Armando Rucci Filho