Conheça todas as edições digitais gratuitas do Uniso Ciência

Por Nucleo Digital

uniso_digital

O Uniso Ciência é um projeto de divulgação científica da Universidade de Sorocaba, em parceria com o jornal Cruzeiro do Sul, que visa compartilhar o resultado das pesquisas desenvolvidas nos quatro Programas de Pós-Graduação da Instituição: em Ciências Farmacêuticas, Comunicação e Cultura, Educação, e Processos Tecnológicos e Ambientais. O projeto contempla um jornal, veiculado na edição impressa do Cruzeiro a cada três meses, um canal online (jornalcruzeiro.com.br/uniso-ciencia) e a revista bilíngue semestral Science@Uniso.

Neste espaço, há todas as edições digitais disponíveis:

Edições de 2021

A 15ª edição traz como tema o Diamante Metálico, que apresenta outras características, além da dureza, que o tornam candidato promissor para uma grande variedade de aplicações, tanto na terra e no mar quanto no espaço. Pode ser aplicado à produção de ferramentas para perfuração de solos, rochas ou gelo, turbinas e blindagens térmicas, dentre outros usos. A edição pode ser conferida digitalmente clicando aqui.

Já a 14ª edição do Uniso Ciência inicia o novo ano trazendo uma grande novidade para Sorocaba: a Universidade de Sorocaba (Uniso) acaba de inaugurar duas estações para transformação da luz solar em energia elétrica. Desde junho de 2020, a Uniso já utiliza energia elétrica gerada a partir de fontes renováveis e, agora, com o funcionamento das plantas fotovoltaicas, dá mais um passo rumo à autossuficiência energética.

Além do modelo de gestão energética adotado pela Universidade, a publicação aborda também outros dois assuntos: uma pesquisa que uniu as áreas de engenharia e medicina, resultando na criação de protótipo de equipamento para utilização na terapia de irradiação sanguínea; e os cerca de 1.700 atendimentos online e gratuitos realizados pela Clínica de Psicologia Serviço-Escola à população, durante a pandemia. Clique aqui para conferir a primeira edição de 2021 gratuitamente.

Edições de 2020

A 13ª edição do Uniso Ciência traz três reportagens sobre temas totalmente diferentes entre si, mas que afetam o dia a dia de milhares de pessoas: a infografia, recurso visual muito utilizado no meio jornalístico, e seu potencial para auxiliar na assimilação de conteúdos complexos; a indicação frequente de antibióticos para os casos de cirurgias de implantes dentários, uma prática que esbarra no risco do uso indiscriminado desse tipo de medicamento; e um olhar sobre o cururu paulista, uma tradição da nossa região.

Esses temas nasceram de pesquisas científicas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação da Uniso e viraram reportagem pelas mãos de estudantes de Jornalismo, ligados à FOCS, Agência Experimental de Jornalismo da Uniso. Clique aqui para conferir a edição digital gratuitamente.

Além dos reflexos da Covid-19 na produção e divulgação de pesquisas, a 12ª edição do jornal Uniso Ciência aborda outros temas igualmente desafiadores para o planeta: o uso da nanotecnologia na agricultura, como possível caminho para a sustentabilidade, e também uma experiência de produção de sabão artesanal em comunidades carentes da Bahia que abriu a oportunidade para se promover ações de educação ambiental. Clique aqui para conferir a edição digital gratuitamente.

A primeira edição do jornal “Uniso Ciência” traz pesquisas sobre obesidade e sua relação com o uso de antibióticos, elementos encontrados na saliva de fumantes, além de apresentar uma caixa de experimentos criada para o ensino de ciências e a palestra ministrada na Uniso sobre o maior acelerador de partículas do mundo.