Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conheça todas as edições digitais gratuitas do Uniso Ciência

28 de Janeiro de 2021 às 18:03
Nucleo Digital

O Uniso Ciência é um projeto de divulgação científica da Universidade de Sorocaba, em parceria com o jornal Cruzeiro do Sul, que visa compartilhar o resultado das pesquisas desenvolvidas nos quatro Programas de Pós-Graduação da Instituição: em Ciências Farmacêuticas, Comunicação e Cultura, Educação, e Processos Tecnológicos e Ambientais. O projeto contempla um jornal, veiculado na edição impressa do Cruzeiro a cada três meses, um canal online (jornalcruzeiro.com.br/uniso-ciencia) e a revista bilíngue semestral Science@Uniso.

Neste espaço, há todas as edições digitais disponíveis:

Edições de 2021

A 15ª edição traz como tema o Diamante Metálico, que apresenta outras características, além da dureza, que o tornam candidato promissor para uma grande variedade de aplicações, tanto na terra e no mar quanto no espaço. Pode ser aplicado à produção de ferramentas para perfuração de solos, rochas ou gelo, turbinas e blindagens térmicas, dentre outros usos. A edição pode ser conferida digitalmente clicando aqui.

Já a 14ª edição do Uniso Ciência inicia o novo ano trazendo uma grande novidade para Sorocaba: a Universidade de Sorocaba (Uniso) acaba de inaugurar duas estações para transformação da luz solar em energia elétrica. Desde junho de 2020, a Uniso já utiliza energia elétrica gerada a partir de fontes renováveis e, agora, com o funcionamento das plantas fotovoltaicas, dá mais um passo rumo à autossuficiência energética.

Além do modelo de gestão energética adotado pela Universidade, a publicação aborda também outros dois assuntos: uma pesquisa que uniu as áreas de engenharia e medicina, resultando na criação de protótipo de equipamento para utilização na terapia de irradiação sanguínea; e os cerca de 1.700 atendimentos online e gratuitos realizados pela Clínica de Psicologia Serviço-Escola à população, durante a pandemia. Clique aqui para conferir a primeira edição de 2021 gratuitamente.

Edições de 2020

A 13ª edição do Uniso Ciência traz três reportagens sobre temas totalmente diferentes entre si, mas que afetam o dia a dia de milhares de pessoas: a infografia, recurso visual muito utilizado no meio jornalístico, e seu potencial para auxiliar na assimilação de conteúdos complexos; a indicação frequente de antibióticos para os casos de cirurgias de implantes dentários, uma prática que esbarra no risco do uso indiscriminado desse tipo de medicamento; e um olhar sobre o cururu paulista, uma tradição da nossa região.

Esses temas nasceram de pesquisas científicas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação da Uniso e viraram reportagem pelas mãos de estudantes de Jornalismo, ligados à FOCS, Agência Experimental de Jornalismo da Uniso. Clique aqui para conferir a edição digital gratuitamente.

Além dos reflexos da Covid-19 na produção e divulgação de pesquisas, a 12ª edição do jornal Uniso Ciência aborda outros temas igualmente desafiadores para o planeta: o uso da nanotecnologia na agricultura, como possível caminho para a sustentabilidade, e também uma experiência de produção de sabão artesanal em comunidades carentes da Bahia que abriu a oportunidade para se promover ações de educação ambiental. Clique aqui para conferir a edição digital gratuitamente.

A 11ª edição do Uniso Ciência traz um estudo na área de engenharia de tecidos voltado à recuperação do coração infartado. Destaque da publicação, esse foi o tema mais votado na enquete online que colocou onze pesquisas para a escolha do público.

 

 

 

 

 

 

Iniciando o ano, a 10ª edição traz os temas abordados de origem em diferentes pesquisas, produzidas a partir de metodologias e objetivos específicos, embora todas elas acabem convergindo quanto ao propósito: melhorar a qualidade de vida das pessoas. Como exemplo está a pesquisa que testa a eficácia e segurança de um tipo de hidrogel para o tratamento de queimaduras.

 

 

 

 

Edições de 2019

Começando 2019, a edição 6 aborda a maneira que o imediatismo proporcionado pelo acesso à internet e pelo o uso de tablets e smartphones transformou a produção e o consumo do conteúdo jornalístico? As redes sociais têm possibilitado maior engajamento na vida política? Essa é uma das questões abordadas nesta sexta edição.

 

 

 

 

 

 

Na 7ª edição, há uma reportagem especial sobre o Dia Mundial da Astronomia. Outro assunto de destaque é a história da clonagem da paineira que ficou conhecida como a Árvore Grande e que deu nome a um dos mais tradicionais bairros de Sorocaba.

 

 

 

 

 

 

 

O tema da regeneração de tecidos do corpo humano é um dos destaques da edição 8. Outro assunto, da área da Educação, mostra como a temática ambiental é tratada em 25 cursos de Engenharia de Sorocaba. Da área de Ciências Farmacêuticas vem uma pesquisa sobre a saúde do idoso. Também é apresentada uma análise da propaganda da indústria farmacêutica na internet.

 

 

 

 

 

 

O uso de medicamentos para dormir é um dos destaques da 9ª edição. Outro assunto é a preocupação com a presença de hormônios na água potável que todos. Da área da Educação, é apresentada uma tese de doutorado sobre a Floresta Nacional de Ipanema, a Flona. É também tratada no jornal a relação entre personagem e jogador em jogos narrativos.

 

 

 

 

 

 Edições de 2018

Na edição 2, os leitores participaram da escolha dos temas, que são: “Shiitake é recomendado como opção de suplemento alimentar”, “Estudo comprova que é possível utilizar dois tipos de lodo na fabricação de tijolos ecológicos”, “Da cozinha para o seu carro: cúrcuma utilizada como aditivo de biodiesel” e “Pichações nas escolas sob o olhar da educação ambiental libertária”.

 

 

 

 

 

Na 3ª edição, a manchete traz a criação de um hidrogel para o tratamento de feridas na parede vaginal. Outras duas reportagens abordam a avaliação na educação superior e o sistema educacional nas escolas. Por fim, o último tema apresenta a nova imagem do idoso construída pela publicidade.

 

 

 

 

 

 

A edição 4 apresenta duas pesquisas do Mestrado em Processos Tecnológicos e Ambientais, que analisam os cimentos e um sistema do setor automotivo. O texto “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” aborda um estudo do Mestrado em Comunicação e Cultura. Por fim, a reportagem “Pesquisa propõe gestão informatizada das demandas judiciais na saúde” é fruto de um trabalho do Mestrado em Ciências Farmacêuticas.

 

 

 

 

 

E na edição 5, o tema mais votado da edição foi “Comunicação e violência: uma jornada pela linguagem audiovisual do Anonymous”, do Mestrado em Comunicação e Cultura. Ainda nessa área, outra reportagem do jornal mostra a relação entre beleza feminina e relação pessoal. Os outros assuntos vêm do Doutorado em Educação e do Mestrado em Ciências Farmacêuticas.

 

 

 

 

 

Edição de 2017

A primeira edição do jornal “Uniso Ciência” traz pesquisas sobre obesidade e sua relação com o uso de antibióticos, elementos encontrados na saliva de fumantes, além de apresentar uma caixa de experimentos criada para o ensino de ciências e a palestra ministrada na Uniso sobre o maior acelerador de partículas do mundo.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos