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Cinco erros comuns de quem começou um negócio on-line recentemente

25 de Junho de 2020 às 10:10

Muitos empreendedores que sonham em iniciar seu próprio negócio enxergam, no mercado on-line atual, a grande chance de mudar a sua vida e criar um empreendimento de sucesso. O e-commerce tornou-se um grande atrativo para os empresários, que podem expandir seu negócio por meio de uma plataforma on-line.

Uma atuação no mercado virtual apresenta várias vantagens. Uma delas é atingir um público bem mais extenso, já que qualquer um com acesso à Internet pode comprar um produto ou contratar um serviço oferecido por você.

Outro benefício de ter um negócio on-line é que ele é mais barato, dispensando, por exemplo, os gastos relativos à manutenção do espaço físico, como aluguel da loja. O empreendedor também enfrenta menos burocracia para regulamentá-lo, podendo colocá-lo para operar de forma mais fácil.

Erros comuns

Entretanto, muitos dos que se aventuram no mundo virtual acabam cometendo alguns erros que colocam em risco toda a nova operação. É necessário ficar atento para evitá-los e não comprometer o empreendimento. Abaixo, conheça alguns dos equívocos mais comuns cometidos.

1-   Falta de planejamento estratégico

De nada adianta investir em uma plataforma on-line para vendas se você não tem planejamento algum do que irá realizar ali. É importante que, antes de investir nesse negócio, você pense e organize quais são seus objetivos a serem conquistador ali, em quanto tempo você pretende alcançá-los e, principalmente, como eles serão cumpridos.

Essa visão sobre o seu negócio e o futuro dele é imprescindível para que você tenha mais chances de obter sucesso. É preciso que você tenha traçado quais são as estratégias que pretende adotar, como elas serão executadas, que setor do seu negócio merece mais investimento, entre outras questões importantes.

2-   Concentração no produto em vez do cliente

No mundo dos negócios, de pouco adianta você ter um produto ou um serviço de excelente qualidade se seu relacionamento com o cliente é ruim. A forma como o consumidor vê a sua loja é um termômetro para medir o seu sucesso nas redes. Isso que pautará mudanças para tornar o seu empreendimento mais atrativo.

Procurar construir um bom relacionamento com a clientela é fundamental, uma vez que a aprovação dela será importante para atingir novos consumidores. Deve-se, portanto, evitar que seus produtos tenham informações incorretas, um tempo longo para entrega ou preços abusivos. Uma avaliação positiva dos clientes fará toda a diferença!

3-   Ausência de marketing

Entender a importância do marketing e como ele pode turbinar o seu negócio é a chave para o sucesso no meio virtual. Ele deve ser pensado no já citado planejamento estratégico, sendo revisto à medida que o seu negócio for evoluindo e você observar o que está dando certo ou errado.

O marketing será responsável por tornar o seu produto/serviço mais atrativo e impulsionar suas vendas. Ter um profissional ou uma equipe da área será importante para que seja feita uma avaliação do que pode ser melhorado, de como seu produto pode atingir mais pessoas e para o reconhecimento de eventuais fraquezas.

4-   Escassez de investimento nos buscadores de Internet

Investir no marketing fará com que você, inevitavelmente, tenha que aprender a dominar os buscadores de Internet. Se o seu produto ou serviço é a solução para o problema de alguém, com certeza, você irá querer que esse recurso apareça no topo dos resultados de busca.

Por isso, estude como ranquear melhor o seu produto dentro dos buscadores da Internet. Com um investimento relativamente barato, você consegue um melhor posicionamento para a sua plataforma virtual, de modo que mais pessoas tenham a possibilidade de conhecer o que você tem a oferecer.

5-   Inexistência de anúncios

As vendas na Internet dependem do tráfego de usuários que passam pelo seu site. Se não tem clientes visitando, não há vendas acontecendo. Uma das melhores formas de gerar esse tráfego é investir em anúncios pagos em redes de busca do Google.

Eles serão direcionados para um público em potencial na Internet, o que aumenta a chance de você converter novos clientes, principalmente, aqueles que ainda não conhecem o seu negócio. Caso você ainda esteja reforçando o seu marketing de conteúdo, os anúncios pagos podem ser uma boa alternativa para conseguir clientela.