Pesquisadores da Uniso estão no ranking dos cientistas mais influentes do mundo
A lista, publicada em 19 de setembro pela Universidade Stanford (EUA), baseia-se em cruzamentos de dados padronizados sobre citações, índices e outros indicadores bibliométricos
A professora doutora Luciane Cruz Lopes e o professor doutor Marco Vinicius Chaud, da Uniso, fazem parte da seleta e prestigiada lista anual que identifica 2% dos cientistas de maior relevância mundial, divulgada pela Universidade Stanford (EUA). Os dois professores aparecem na edição 2025, divulgada no último dia 19.
O ranking “Update science-wide author databases of standardized citation indicators” (em tradução livre, “Atualização das bases de dados de autores em toda a ciência com indicadores padronizados de citação”)?é elaborado a partir do banco de dados Scopus, da editora científica Elsevier. Para esse levantamento, é utilizado o indicador composto c-score, que considera o número de citações que os pesquisadores acumulam durante a carreira e ao longo de um ano, entre outros critérios. No universo científico, ser referenciado pelos pares confere impacto à pesquisa.
Para o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação da Uniso, professor doutor José Martins de Oliveira Júnior, a presença dos pesquisadores da Universidade no ranking representa um reconhecimento importante da comunidade científica mundial e reflete também as diretrizes da instituição com relação à qualificação docente. “Nos programas de pós-graduação, o mínimo exigido é que sejam doutores porque precisamos de professores altamente qualificados para que a produção científica seja relevante no cenário internacional”.
Para ler a íntegra da reportagem, acesse: https://abrir.link/RSwDg
Texto: Mônica Ribeiro