Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estudo relaciona atividade física à redução da ansiedade durante pandemia

Reportagem completa pode ser conferida na nova edição do jornal Uniso Ciência

26 de Julho de 2021 às 11:20
Pesquisa sobre exercícios físicos durante a pandemia foi desenvolvida no curso de Educação Física da Uniso.
Pesquisa sobre exercícios físicos durante a pandemia foi desenvolvida no curso de Educação Física da Uniso. (Crédito: Giulia Camargo)

As pessoas que se mantiveram ativas fisicamente durante o período de restrições na pandemia de Covid-19 apresentaram um nível menor de ansiedade do que aquelas que ficaram sedentárias. Essa é a constatação de uma pesquisa, realizada pela estudante Marcela de Abreu Antunes Armada, do curso de Educação Física da Universidade de Sorocaba (Uniso).

A pesquisa foi desenvolvida como trabalho de conclusão de curso, apresentada em 2020, e resultou no artigo “Níveis de ansiedade entre indivíduos fisicamente ativos e sedentários na pandemia COVID-19”.

Detalhes sobre esse estudo podem ser conferidos na edição 16 do jornal Uniso Ciência, publicação destinada à divulgação científica da Universidade que circula na edição impressa e online do Cruzeiro do Sul.

O jornal Uniso Ciência traz ainda outras duas reportagens. Uma delas mostra a necessidade de apoio psicológico às profissionais que realizam acolhimento às vítimas de violência, a partir de um estudo realizado na Delegacia de Defesa da Mulher de Votorantim. A outra reportagem aborda como a aplicação da Justiça Restaurativa tem se mostrado uma alternativa para a resolução de conflitos, de forma a evitar o encaminhamento judicial.

As três reportagens desta edição do Uniso Ciência foram elaboradas a partir de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) desenvolvidos na Universidade e são assinadas por alunos da FOCS, a Agência Experimental de Jornalismo da Uniso, sob a coordenação dos professores Evenize Batista e Guilherme Profeta. É a segunda vez que os estudantes da FOCS produzem conteúdo para o Uniso Ciência.